quarta-feira, 1/05/2024

Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais

Para verificar as boas práticas existentes em Bonito, nos dias 14 e 15 de abril, o Polo Sebrae de Ecoturismo viabilizou a visita de oito prefeitos do Centro-Oeste de Minas Gerais. Consagrado internacionalmente como um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo, a cidade é referência em gestão integrada, onde o poder público e a iniciativa privada trabalham em conjunto para exploração sustentável dos recursos turísticos do município, que só no ano passado recebeu 313 mil visitantes, conforme dados da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur).O encontro contou com a participação do secretário de Governo, Jary Neto, do diretor de Turismo de Bonito, Elias Oliveira e do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Valdenir Roberto de Souza.

Em Bonito, o grupo de Minas Gerais visitou os atrativos Estrela do Formoso, Parque Ecológico Rio Formoso, Gruta do Lago Azul e Estância Mimosa. O papel do Polo nas atividades de benchmarking é justamente fazer essa conexão, facilitando a troca e a aprendizagem dos envolvidos, compartilhando informações com outros lugares que já desenvolvem, ou pretendem desenvolver o turismo utilizando-se da natureza como principal ativo.

Segundo o gerente regional do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo, a harmonia entre o poder público e os empresários da região foi o que mais chamou a atenção da caravana, bem como a organização do trade pelo Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR). Bonito é considerado caso de sucesso pela criação do voucher único, um modelo de ingresso padronizado que define os valores repassados diretamente para a arrecadação municipal e aos prestadores de serviço e empresas envolvidos em cada atividade.

“Mato Grosso do Sul é uma referência nas práticas do turismo inteligente e ecológico, e o Sebrae Minas, que tem uma atuação forte no turismo também, trouxe os prefeitos da região turística conhecida como Campo das Vertentes para que eles tivessem a possibilidade de conhecer essas práticas, que fazem o turismo ser mais perene, sustentável e com maiores ganhos financeiros”, ressaltou o gerente.

Para o prefeito de Ritápolis e presidente do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Higino Zacarias, a possibilidade de gerar receita com o turismo de forma organizada e sustentável é essencial para a evolução e rentabilidade do trabalho na região. “A beleza natural de Bonito é algo incomparável, mas acima de tudo nos chamou atenção o potencial que foi trabalhado aqui e a capacidade das pessoas de desenvolver o turismo com técnicas inéditas no Brasil, como o Voucher Único. A questão da comercialização para que os recursos dos impostos fiquem na cidade é inspirador e vamos levar para os gestores que não puderam estar aqui”, salientou o gestor.

Quem acessa o site do Polo Sebrae de Ecoturismo encontra informações gerais sobre como funciona a visita de benchmarking e pode solicitar essa solução preenchendo um formulário. A equipe do Polo dará prosseguimento fazendo a curadoria dos destinos que podem ser anfitriões conforme o interesse do visitante.

Com informações, Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Inovação: Tribunal de Justiça disponibiliza parcelamento de custas processuais

As partes interessadas em parcelar as custas processuais passam a contar com uma novidade lançada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul...

Com mais de 44 mil imóveis inspecionados, megaoperação contra a Dengue chega à Região do Prosa

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lançou nesta terça-feira (30), a 4ª Etapa da Campanha “Meu Bairro...

Capital e outras seis cidades concentram maioria das vagas oferecidas pela Fundação do Trabalho

A semana começa com 3.955 vagas de emprego ofertadas pela Funtrab (Fundação do Trabalho) em Mato Grosso do Sul. Duas cidades do Estado concentram...

ALEMS participa de reunião sobre impactos da Reforma Tributária no Estado

Presente nas discussões sobre os impactos da Reforma Tributária no Estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) participou de reunião de...