sábado, 14/09/2024

CGE: auditores participam de reunião para ajustes finais em busca do nível 2 do IA-CM

Está cada vez mais próximo o momento no qual a CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) obterá a validação do nível 2 do IA-CM (Modelo de Capacidade de Controle Interno).

Nesta segunda-feira (26), às 14h30, mais um passo será trilhado pelos servidores da Auditoria-Geral, da CGE-MS. Será realizada uma reunião on-line, com a equipe designada pelo Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), para iniciar a validação da instituição que busca alcançar este feito em 2024.

As responsáveis pela autenticação dos quesitos apresentados pela CGE-MS são servidoras das Controladorias-Geral dos Estados do Ceará e de Minas Gerais.

A validação para o nível 2 do IA-CM acontece em duas etapas: on-line (para ajustes e sanar dúvidas) e, visita in-loco, ou seja, as auditoras devem vir a Mato Grosso do Sul, provavelmente, na primeira quinzena de abril, para a verificação presencial e documental de todas as exigências cumpridas pela CGE-MS para a obtenção da qualificação.

O IA-CM é uma ferramenta que identifica os fundamentos, princípios, práticas e processos necessários para uma função de auditoria interna efetiva no setor público – mais próxima do gestor, oferecendo não só avaliação, mas também consultoria com foco em melhorias nos processos de governança, gestão de riscos e controles internos.

Entre as vantagens da obtenção dos níveis exigidos pelo IA-CM estão: a mudança de cultura da organização, o aumento da produtividade e padronização de procedimentos; melhor diálogo com outros órgãos de controle; a ampliação do grau de confiança da sociedade no processo de tomada de decisões e também da qualidade dos relatórios de auditoria, gerando maior segurança para os gestores.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Dourados: Zé Teixeira solicita melhorias para áreas rurais

O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de MS, apresentou indicações para melhorar a infraestrutura e segurança na zona rural de...

Documento publicado pela CGE-MS garante acesso aos índices das principais manifestações de ouvidoria do Estado

Desde a última terça-feira (10), cidadãos e gestores públicos podem verificar quais foram os principais tipos de manifestações registrados para os órgãos e entidades...

MPMS investiga fazendeiro que deixou gado morrer na Região do Pantanal

MPMS vai investigar maus-tratos a bovinos em fazenda de Rio Verde de Mato Grosso. Inquérito civil vai apurar conduta de proprietário da Fazenda Alvorada...

Oscilação de energia afeta abastecimento de água em Campo Grande

Uma oscilação de energia elétrica ocorrida nesta sexta-feira (13), em Campo Grande, pode afetar o abastecimento de água de algumas regiões da cidade. Diante do...