sábado, 13/04/2024

Crianças são atendidas na radioterapia do HCAA.

Sensibilizado ante a crise no atendimento de radioterapia oncopediátrica ocorrida no final do ano passado, quando muitas crianças estavam com os tratamentos suspensos sem o serviço de radioterapia aguardando tratamento Fora de Domicílio (TFD), o HCAA passou a atender crianças com câncer menores de 12 anos de Mato Grosso do Sul.

Após Contratualização firmada com a Secretaria Estadual de Saúde, em 13/12/23, que previu o suporte para os tratamentos com ambulância de prontidão, médico anestesista e profissional intensivista de plantão durante as sessões, dentre outros, os trabalhos estão sendo realizados nos menores com muita dedicação e esmero por toda a equipe do setor de Radioterapia no HCAA. Diversos profissionais integram a equipe multidisciplinar composta por pelo menos 10 pessoas, que são mobilizadas especialmente para as sessões infantis com: médico radioterapeuta, anestesista, físico médico, enfermeiras, nutricionistas, técnólogos em radioterapia, além de ambulância de prontidão com equipe móvel para quaisquer intercorrências.

Com a infraestrutura e suporte necessários já foram atendidas 6 crianças entre 0 a 11 anos. O pequeno Lorenzo B. Prado, de 4 anos, é um deles. Acompanhado da mamãe, Lucélia B. Prado, ele já está na 3ª sessão de radioterapia, das 26 a que será submetido no HCAA. Forte e corajoso, assim como o herói Batman da máscara que usa nas sessões, ele é mais um pequeno paciente que trilha a jornada pela vida no setor.

Ele foi diagnosticado em setembro do ano passado, quando iniciou o tratamento no Hospital Regional, onde já fez 2 cirurgias, quimioterapia e agora veio para o HCAA para ser tratado com a radioterapia. “Estou muito confiante. Graças a Deus ele tem reagido muito bem ao tratamento. Toda a equipe daqui é muito carinhosa e dedicada, agradeço a todos”, disse a mamãe Lucélia.

Atualmente, o HCAA não possui Oncopediatria. O hospital atenderá integralmente o serviço após a finalização das obras da Unidade III, onde haverá 2 andares e equipe exclusiva para os atendimentos das crianças com câncer. Hoje crianças são encaminhadas somente para a Radioterapia do HCAA através do Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Além das crianças, são atendidas na Radioterapia do HCAA, cerca de 95 pacientes adultos/dia. O Acelerador Linear, equipamento utilizado nos tratamentos de Radioterapia, entrará em obsolescência (sem garantia, suporte técnico, possibilidade de upgrade, etc) em maio de 2025. O hospital, preventivamente, já adotou uma política para estocar peças de reposição.

Desta forma, buscamos ao máximo a manutenção preventiva do equipamento, para que o mesmo tenha uma vida útil até que um novo equipamento seja instalado. Estamos buscando o novo Acelerador Linear no Ministério da Saúde, desde o ano passado. O Governo do Estado e do Município em consonância com o HCAA estão atuando para pactuar os processos políticos/administrativos, em seus respectivos âmbitos, para agilizar junto ao Governo Federal os recursos necessários para a aquisição do novo aparelho.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Claudinho Serra continuará preso!

A Justiça negou o pedido de liberdade e Claudinho Serra preso na última quarta-feira (9), na Operação Tromper, que investiga fraudes na Prefeitura de...

Morre, aos 83 anos, pai da primeira-dama Janja

Faleceu na noite de quarta-feira (10) em Curitiba, por falência de múltiplos órgãos, o pai da primeira-dama Janja Lula da Silva. O comerciante aposentado,...

Traficante e batedor são presos com drogas na BR-163

O Motorista de um Lifan/ X60 ao avistar a PRF deu meia volta e fugiu na BR-163 em Caarapó. O veículo foi alcançado e...

Senador Nelsinho Trad é eleito presidente da nova Frente Parlamentar pela Embrapa

Diante de desafios impostos pela crise climática, parlamentar assume o compromisso de trazer soluções para problemas que vêm impactando a agricultura O senador Nelsinho Trad...