sábado, 18/05/2024

Entrevista com Lia Nogueira, Deputada Estadual e Pré-candidata a prefeita de Dourados

DOURADOS: A candidata que o povo quer

LIA NOGUEIRA (49):Jornalista, apresentadora de rádio e televisão, ex-vereadora, deputada estadual pelo PSDB, nascida em Dourados-MS. Na eleição de 2022 foi a mulher votada de Dourados para deputada estadual e a segunda mais votada deste estado pelo PSDB com 15 mil votos. É agora pré-candidata à prefeitura de Dourados. Lia Nogueira foi entrevistada no programa “Boca do Povo” da DIFUSORA/FM-101.9 pelo Jor. B. de Paula Filho.

Boca: Quantos anos de rádio e televisão?
LIA NOGUEIRA –
“Comecei aos 19 anos, portanto 30 anos de militância no rádio e na televisão. Comecei na TV e de lá fui para o rádio de onde estou afastada há 3 anos devido aos novos rumos”.
Boca: Como foi seu entrosamento como deputada na Assembleia?
LIA NOGUEIRA – “Hoje somos três deputadas e nessa troca de experiências a gente acaba aprendendo. A Mara Caseiro é uma parlamentar experiente. Como comunicadora faço amizades facilmente e trago minha experiência como vereadora. A Gleice Jane é uma querida que ajuda a formar esse tripé feminino que dá à nossa Casa de Leis a leveza detalhista que é inerente às mulheres’.

Boca: O que você acha de ser deputada?
LIA NOGUEIRA –
“Nada de especial pessoalmente, mas muita responsabilidade, afinal represento nossa população e isso nos confere uma missão de cuidar do que se faz porque um voto pode ajudar ou prejudicar muita gente. Não deixo que o cargo suba à cabeça e tenho em mente a luta que enfrentei para chegar à mais alta Câmara de Leis deste estado. De diarista que fui à deputada estadual o caminho foi longo, às vezes alegre, às vezes triste, mas sempre seguindo em frente sem desanimar. Converso com todas as correntes, afinal a política é exatamente isso. Aprendo com decanos como Londres Machado, Zé Teixeira, Paulo Correia, Gerson Claro e muitos outros. Convivo com todos os funcionários da Casa consciente de que ele nos ajudam ao bom funcionamento da nossa Assembleia”.

Boca: Liberdade: Na imprensa isso é possível?
LIA NOGUEIRA –
“Nem sempre. Navega-se conforma as correntes. O que nos resta é o chamado ‘caminho do meio’ a fim de se caminhar sem machucar os outros e a si mesmo. É o exercício da inteligência porque o improviso nos leva, quase sempre aonde não queremos ir. Mentalmente o jornalismo cansa”.

Boca: O que mudou na sua vida?
LIA NOGUEIRA –
“Como presidente do PSDB/MULHER tenho andado mais, percorrido municípios e debatendo temas importantes como, por exemplo, a saúde, a violência contra a mulher e muitos outros, inclusive a participação da mulher na política”.

Boca: Gestão ou responsabilidade?
LIA NOGUEIRA –
“Dourados precisa de mais gestão e responsabilidade no trato da coisa pública. Sou douradense e como deputada tenho que representar nossa gente porque a minha maior votação veio de lá e de outros municípios que se somaram aos votos da minha base. Sou a primeira deputada douradense jornalista. Conhecendo a história deste estado e as necessidades da minha cidade e demais adjacentes, tenho que lutar pelo nosso desenvolvimento para acompanhar tudo o que está acontecendo em nosso estado”.

Boca: Por que você quer ser prefeita de Dourados?
LIA NOGUEIRA –
“Sou pré-candidata a prefeita de Dourados pelo PSDB. Uma cidade que arrecada R$1,8 bilhão de reais e onde pessoas sofrem com problemas na saúde, na educação, nas áreas urbanas, falta de moradias, saneamento, asfalto etc. Com um governador pronto a fazer sempre mais pelos municípios, o que está faltando para o povo douradense é gestão. Nossa cidade não tinha como receber recursos federais porque estava em situação irregular perante a Receita Federal. Perde-se dinheiro que poderia ser usado para equipar hospitais e fazer investimentos noutras áreas. Isso é falta de gestão”.

Boca: Que você faria se eleita?
LIA NOGUEIRA –
“Meteria um painel na principal praça da cidade para dar ciência ao povo de como andam as finanças de Dourados. Temos que reconstruir a cidade, buscar apoio do Governo do Estado, juntar entidades do comércio e do agronegócio e assumir o protagonismo que a cidade sempre teve e que foi perdendo aos poucos. Da forma como as coisas estão é inconcebível”.

Boca: Dourados poderia estar pior?
LIA NOGUEIRA –
“Ela só não está pior porque tem uma economia forte. Somos 220 mil habitantes com agronegócio forte, mas precisamos de indústrias. Com uma arrecadação de bilhão não se justifica pessoas morrendo nas UPAs por falta de médicos ou medicamentos”.

Boca: Por que não pagam melhor os médicos?
LIA NOGUEIRA –
“Já tentaram justificar o problema da saúde. Uma delas chega a ser caricata. Queriam aumentr salários de prefeito e secretários para poder pagar mais os médicos e odontólogos. Mandaram isso pra Câmara quando fui vereadora. Votei contra. Fui malhada pela minha atitude, mas provei que tudo era uma artimanha para aumentar salários e que aquilo não chegaria à classe médica ou odontóloga. Para se ter ideia, nada mudou. Falta até papel higiênico…”.

Boca: Mas isso então é o caos!!!
LIA NOGUEIRA –
“Quero falar de pessoas esperando por cirurgias: A fila é enorme. Há 4 anos esses procedimentos estão represados. Ou você vai para o particular ou morre na esperança que atendam. O quadro é desanimador e precisa de uma solução urgente”.

Boca: O eleitor douradense consegue entender que voto tem consequência?
LIA NOGUEIRA –
“Sim. Nossa gente está cansada de ser enganada, de ser tratada como ‘massa de manobra’. A mudança é agora ou nunca. Temos que empreender uma nova política, com ideias modernas, ações que resolvam, novas experiências etc. Temos que nos juntar para fazermos juntos a cidade que sonhamos. Essa política arcaica, antiga, mentirosa e cheia de patifarias já não cabe mais na segunda maior cidade deste pujante estado. É a união de todos pela cidade que sonhamos e que iremos realizar”.

Boca: E pra finalizar?
LIA NOGUEIRA –
“Vamos construir a Dourados que sonhamos. Dar rumos à cidade para desenvolvê-la sem desencluir ninguém. A hora é agora. Quero a oportunidade de realizar o sonho do meu povo douradense e preparar a cidade para receber mais. Quero uma cidade feliz, segura, progressista e justa para todos”.
CONTATO: lianogueirajornalistams@gmail.com – 67 3389-6309

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Correios suspende temporariamente envio de roupas para o RS; veja o que doar

Brasília, 17/5/2024 – Cerca de 70% dos donativos destinados ao Rio Grande do Sul que foram entregues pela população nas agências de Correios em todo...

Supermercado é saqueado em Porto Alegre/Rio Grande do Sul

Em meio a um cenário de guerra que assola o Rio Grande do Sul um supermercado em Porto Alegre foi invadido, destruído e saqueado...

Matéria veda obrigatoriedade da quitação antecipada do IPVA nas transferências

O deputado Roberto Hashioka (União) apresentou nesta manhã (16), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 108/2024, que dispõe sobre a vedação...

Carreta carregada de soja tomba na BR-376

Carreta carregada de soja tombou na BR-376. O Caminhoneiro seguia sentido Ivinhema-Nova Andradina quando o motorista ao desviar bruscamente de veículos parados na pista...