sábado, 18/05/2024

Geraldo Resende se reúne com a presidente do FNDE e solicita que as propostas cadastradas PAC no Mato Grosso do Sul sejam priorizadas

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB/MS) se reuniu, nesta terça-feira, (27), com a presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, para solicitar que as propostas cadastradas pelos municípios no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sejam contempladas.

De acordo com o FNDE, pelo menos 625 escolas integrais e 1.250 creches serão selecionadas pelo Governo Federal para serem construídas em todo o Brasil. O parlamentar sul-mato-grossense se antecipou e solicitou que as propostas dos municípios do estado sejam priorizadas na lista oficial que deve sair no dia 7 de março.

“Temos um déficit muito grande de crianças que estão fora de escolas. E vejo que temos a oportunidade de mudar essa realidade, por meio da construção de novas instituições de ensino. É uma ação de governo importante e vou me empenhar ao máximo, em Brasília, para que todas as propostas dos municípios do nosso estado sejam atendidas pelo FNDE”, disse o deputado Geraldo Resende.

A presidente, Fernanda Pacobahyba, anotou as demandas do parlamentar e ficará em contato com o gabinete e garantir que as demandas solicitadas pelo deputado Geraldo Resende sejam atendidas.

“O deputado Geraldo Resende é um parceiro importante da educação e tem bandeiras em consonância com o Governo Federal, especialmente, questões relacionadas as comunidades indígenas e quilombolas. Estamos trabalhando em conjunto para atender o melhor para o Mato Grosso do Sul”, afirmou a presidente.

Construção de creches em Dourados

Estão cadastradas no novo PAC, segundo o FNDE, duas propostas para construção de creches no município: uma localizada no bairro Jardim Esplanada e a outra na Vila Toscana. Geraldo Resende afirmou que elas são prioridades para reforçar a educação de Dourados.

Além dessas duas unidades de educação infantil em Dourados, o deputado Geraldo Resende solicitou ao FNDE que viabilize recursos para a construção de creche escolar na Aldeia Bororó, uma antiga reivindicação dele. Segundo o parlamentar, atualmente 1.470 crianças indígenas estão sem escola. Em paralelo, Geraldo Resende se reunirá, em breve, com a Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional para buscar que seja alocado recursos oriundos deste colegiado para a construção dessa importante unidade de ensino infantil para crianças indígenas. 

“Temos um déficit muito preocupante de crianças sem creche, especialmente nas comunidades indígenas. Elas estão fora da escola e com futuro que pode ser comprometido. Não podem ser privadas do direito de aprender. Portanto, o enfrentamento deste déficit de vagas precisa ser combatido e espero que seja uma prioridade do Governo Federal”, reforçou o deputado Geraldo Resende

Aquisição de Ônibus escolares

Na mesma audiência, o deputado Geraldo Resende protocolou ofício em que solicita a aquisição de 10 ônibus escolares para atender os municípios de Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Itaporã, Japoã e Laguna Carapã.

“Essa é uma demanda frequente e que sempre os municípios necessitam, por se tratar de veículos que transportam as nossas crianças em segurança para as escolas, sejam elas de localidades urbanas, rurais ou indígenas. “Acompanharei de perto essas solicitações até que o FNDE contemple os nossos municípios”, afirmou Geraldo Resende.

Boa notícia para Educação de Tacuru

Brevemente, o município de Tacuru vai poder inaugurar uma escola construída pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), órgão ligado a ONU. Ao todo, segundo o FNDE, 116 escolas estão sendo construídas em todo o Brasil, e Tacuru foi o único município do Mato Grosso do Sul contemplado. De acordo com a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, as obras estão avanças com 85% concluídas.

Mais infraestrutura em educação para Inocência

Com a eminente chegada de uma nova fábrica de celulose da Arauco, prevista para o meio do ano no município de Inocência, o deputado Geraldo Resende quer se antecipar para que o município não sofra com a falta de vagas nas escolas. Diante disso, ele solicitou a presidente do FNDE que viabilize a construção de creches e escolas, uma vez que a presença deste grande empreendimento internacional, possibilitará um aumento exponencial da população de inocência.

“É uma preocupação do prefeito que já esteve comigo em Brasília. Ao receber essa nova fábrica, será preciso atender as famílias com novas vagas nas escolas, por exemplo. Preparar o município é com serviços essenciais é fundamental para promover uma cidade que tem tudo para decolar o seu desenvolvimento econômico”, afirmou Geraldo Resende.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

As Dez Mais

Quarta, 15 de maio de 2024. Como disse o saudoso Chico Anysio: “O Brasil começou errado. Pedro Alvares saiu de Portugal para as Índias e acabou...

Mulher é presa com maconha na Rodoviária de Nova Andradina.

Mulher é presa com 15 Kg de maconha na Rodoviária de Nova Andradina. Os policiais em ronda suspeitaram dela que ao ser questionada sobre...

Canil clandestino é flagrado em Fátima do Sul

Canil clandestino é flagrado com mais de 60 animais em Fátima do Sul. O canil funcionava numa casa e apresentava diversas irregularidades, como falta...

“Mar de Carros”; saiba o destino dos automóveis no Rio Grande do Sul

"Mar de Carros"; Saiba o que acontece com os veículos destruídos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Há dias os esforços de entes...