quinta-feira, 23/05/2024

Guarda em Ação: Prefeitura inaugura primeira base móvel da GCM para melhorar segurança nos bairros

Moradores da região do Lagoa comemoraram a chegada da base móvel da Guarda Civil Metropolitana ao Bairro Caiobá na manhã desta segunda-feira (05) e descreveram o sentimento de segurança. O programa “Guarda em Ação”, leva pela primeira vez, a base móvel as sete regiões e aos dois Distritos em Campo Grande.

“A palavra é segurança, eu me sinto seguro com a chegada da GCM no bairro, sabendo que ela não vai ficar somente aqui, mas em todo o entorno, na região, me deixa mais despreocupado, menos tenso. É um pedido antigo de um serviço muito necessário aqui na região e que chegou na hora certa”, descreve o morador Enéas Barbosa, também presidente do Instituto de Desenvolvimento Evangelho (ID), que desenvolve ações voltadas a juventude do bairro.

A primeira Base Móvel na região do Lagoa irá funcionar das 7h às 22h com rondas e atendendo aos anseios da população. Além disso, conta com os serviços de apoio da Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental.

“Nós estamos atendendo uma demanda antiga dos moradores da região e este tempo em que estivermos aqui, é para entender ainda mais as necessidades locais, para podermos pensar e resolver juntos. Não é uma forma de repressão, mas de prevenção, orientação e educação. A guarda, por exemplo, consegue oferecer ajuda a mulher que não consegue denunciar uma violência doméstica, com informações e acompanhamento por meio de equipe especializada após o registro e pedido de medida protetiva”, descreve a prefeita Adriane Lopes.

A base deve ficar em média por uma semana em cada local. Depois da região do Lagoa, a ação será direcionada ao Centro e Anhanduizinho. Conforme o secretário da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social), Anderson Gonzaga, as regiões foram elencadas baseado na demanda da população.

“Nós estamos começando aqui no Lagoa porque é uma região de grande demanda na área da segurança, depois vamos para o Centro e seguimos conforme a necessidade da população. Assim, também foi feito a prestação de serviços. Aqui nosso apoio ao trânsito é muito necessário por conta de manobras perigosas, também a patrulha maria da penha e a parte ambiental da fiscalização de descarte irregular de lixo”, descreve Gonzaga.

Para o presidente da Associação de Moradores do Vila Fernanda, Carlos Alberto Romero, a ação é uma conquista para toda Campo Grande. “Nós já temos um trabalho muito bom junto à Guarda Municipal, sempre que pedimos, que ligamos, somos prontamente atendidos, mas com certeza, ter uma base aqui, com viaturas em ronda e um espaço para que a gente possa denunciar, tirar dúvidas, para onde correr, nos traz uma alegria e uma sensação de segurança tremenda”, completa.

Ao todo, 4 viaturas de 4 rodas e 6 motos farão o reforço no local. Também estarão presente a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Grupamento Especializado de Motopatrulhamento (GEMOP) para trabalhos na segurança da região.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

DOURADOS: Campanha de vacinação contra dengue encerra primeira fase

A primeira fase de vacinação contra a dengue em Dourados termina neste fim de semana. A partir da próxima segunda-feira (20), a campanha segue...

Cuidados na castração de bovinos

A castração de bovinos é uma prática rotineira nas propriedades rurais que se dedicam à pecuária de corte. A castração dos machos é adotada...

Acidente entre motos deixa motociclista ferida em Nova Andradina

Colisão entre motos na Rua Sete de Setembro com a Avenida Alcides Menezes de Faria em Nova Andradina. Os bombeiros socorreram um dos motociclistas...

PMMS cumpre mandado de prisão com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina

PMMS cumpre mandado de prisão com apoio de policiais do setor de investigação da 2ª Delegacia de Florianópolis-SC. Os policiais capturaram na segunda-feira (20)...