domingo, 19/05/2024

Judiciário transfere R$ 63 milhões para a Defesa Civil gaúcha

Judiciário transferiu R$ 63 milhões para Defesa Civil gaúcha, anunciou Ministro Roberto Barroso. Para auxiliar nos trabalhos de enfrentamento aos estragos causados pelas chuvas no estado. O repasse de verbas depositadas em contas judiciais, a partir de pagamento de multas, havia sido autorizado na semana passada por ato do CNJ assinado por Barroso e pelo Corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão.

“Suspendemos todos os prazos processuais no Supremo e nos tribunais superiores, até 10 de maio, pelo menos, para casos envolvendo o estado do Rio Grande do Sul, e todos os processos em que houvesse apenas advogados com OAB do Rio Grande do Sul”, afirmou Barroso. A fala foi feita no começo da sessão plenária da Corte.

O presidente do STF disse que conversou hoje (8) com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo leite (PSDB). “Ele agradeceu a ajuda do Poder Judiciário e deixou claro que está zelando pela boa prestação de contas dos recursos que recebe”, disse o magistrado.

“Todos nós aqui no STF, todos os ministros individualmente e a instituição, o Brasil inteiro está solidário com o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, não apenas nesse momento específico mas também no momento posterior da difícil reconstrução física e mesmo, não apenas a infraestrutura física, mas todas as infraestruturas administrativas e judiciárias”, declarou.

O Ministro disse que está avaliando criar um comitê de monitoramento no CNJ para prestar apoio em relação à tramitação de processos judiciais do estado.

O Congresso reconheceu a situação de calamidade no estado até 31 de dezembro de 2024 para atendimento às consequências das fortes chuvas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou hoje (8), que o numero de mortes chegou a 100 em decorrência das chuvas. Há ainda 372 feridos e 128 desaparecidos.

Em todo o estado, 1.456.820 pessoas foram afetadas em 417 municípios. Desse total, 163.720 estão desalojadas e 66.761 foram levadas a abrigos temporários.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Equipes de MS seguem com buscas e resgates em cenário devastado por enchentes no Rio Grande do Sul

Policiais e bombeiros de Mato Grosso do Sul permanecem em terras gaúchas junto com representantes de outros estados no atendimento que inclui buscas, resgates,...

PRF apreende 35 kg de maconha na BR-267

PRF apreendeu 35 kg de maconha na BR-267 em Nova Andradina. Os policiais rodoviários federais deram ordem de parada a um veículo VW/Gol. O...

MS tem mercado de crédito saudável e ocupa primeiro lugar na oferta aos consumidores

Mato Grosso do Sul ocupa a primeira posição no indicador "Qualidade de Crédito para Pessoa Física", do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, elaborado...

Dupla que matou adolescentes por engano no Dom Antônio planeja outro atentado na Capital

Dupla que matou Aysla Carolina de Oliveira Neitzke e Silas Ortiz de 13 anos por engano planejavam outro atentado no Dom Antônio em Campo...