sexta-feira, 19/04/2024

Mercado eleva à inflação prevista para 2024 e 2025

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado a inflação oficial do país, teve um leve aumento, passando de 3,81% para 3,82% este ano.
Esse boletim apresenta a expectativa das instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2025, a projeção da inflação também teve um acréscimo, passando de 3,5% para 3,51%. Já para 2026 e 2027, as previsões permanecem em 3,5% para ambos os anos.

A estimativa para 2024 encontra-se dentro do intervalo da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3% para este ano, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, resultando em um limite inferior de 1,5% e um superior de 4,5%. As metas de inflação para 2025 e 2026 também estão fixadas em 3%, com a mesma margem de tolerância.

“ É nítido quando a inflação aumenta pois isso automaticamente reflete na economia local voltada para os mercados, postos de gasolina entre vários setores.
Exemplo é uma caixa com 12 abacaxis no Ceasa se encontra a 110 reais e isso é o fruto o reflexo da inflação não só na capital mas no Brasil inteiro.” Destacou Adelaido Vila Presidente da CDL.

Em janeiro, influenciada pelo aumento dos preços dos alimentos, a inflação do país foi de 0,42%, inferior ao registrado em dezembro, que foi de 0,56%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA atingiu 4,51%.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até esta segunda-feira

Pessoas com dívidas em atraso com instituições financeiras têm até esta segunda-feira (15) para participarem da edição de 2024 do Mutirão de Negociação e...

Na Expogrande, Famasul e Governo de MS recebem demandas do setor produtivo

Durante a manhã desta quinta-feira (11), o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, esteve presente junto ao governador Eduardo Riedel, no stand do governo,...

Ladrão abusado quebra vidraça de loja recém-inaugurada e não leva nada em Jardim

Um empresário de 25 anos teve prejuízos antes mesmo de inaugurar seu estabelecimento, ao ter o local invadido por ladrão, na madrugada de quinta-feira...

Delcídio do Amaral reforça pré-candidatura à Prefeitura de Corumbá “sem impedimentos”

Delcídio do Amaral, atual presidente do PRD-MS, reafirma sua pré-candidatura à prefeitura de Corumbá para as eleições municipais de 2024, sem entraves na justiça...