sexta-feira, 24/05/2024

Ministério da Agricultura e Pecuária elabora proposta para atender produtores gaúchos.

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) elabora proposta para atender produtores gaúchos. O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para apresentar medidas céleres e efetivas para socorrer a agropecuária do Rio Grande do Sul, mantem um canal de diálogo constante com representantes do setor no estado.

Na noite de quinta-feira (9), se reuniu com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e representantes de 122 sindicatos rurais dos municípios gaúchos e do Ministério da Fazenda parar avaliar o impacto das ações já apresentadas e debater novas medidas.

Além da suspensão imediata das parcelas vincendas do crédito rural gaúcho e de um novo programa de renegociação de dívidas que já estão sendo elaborados.
O Mapa está trabalhando numa proposta extraordinária para o Programa de Subvenção do Seguro Rural (PSR) que atenda especificamente aos produtores do Rio Grande do Sul.

“Há três anos, a safra do Rio Grande do Sul vem sofrendo com estiagens e chuvas intensas. É fundamental que tenhamos um amplo programa de Seguro Rural porque o seguro vai significar garantia de renda”, explicou o ministro.

Uma outra proposta está sendo estruturada é a de um Fundo Garantidor de Operação de Crédito Rural, para que os produtores continuem tendo acesso às linhas de crédito para a reconstrução e retomada de suas atividades agrícolas. Além da tratativa junto ao Ministério da Fazenda, a possibilidade da operacionalização de linhas de créditos por parte das cooperativas financeiras.

Visando dar mais agilidade ao processo de reconstrução, a equipe técnica de 15 engenheiros do Mapa foi disponibilizada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) para atuar na avaliação dos projetos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Bombeiros que atuaram nas enchentes do RS são homenageados na Câmara

Nove bombeiros militares de Mato Grosso do Sul receberam, nesta quarta-feira (22), a medalha “Dr. Arlindo de Andrade Gomes”, uma das mais altas honrarias...

Por Dentro do Legislativo destaca atuação de comissões com a deputada Mara Caseiro

No programa "Por Dentro do Legislativo", a deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e da Defesa dos...

Deputado Jamilson Name solicita escola de tempo integral para o bairro Jardim Noroeste

Educação, um direito fundamental de todos, possibilita o desenvolvimento de nossos jovens e crianças, por meio do ensino e da aprendizagem, visando potencializar a...

2º Festival Hamburgueiros do MS tem nova data divulgada.

O 2º Festival Hamburgueiros do MS, que agora acontecerá entre os dias 30 e 31 de maio, 1 e 2 de junho, promete agitar...