segunda-feira, 15/04/2024

No Dia do Consumidor, Coronel David reforça importância da lei que proíbe fidelização em contratos de serviços em MS

A LEI É DE SUA AUTORIA.

No Dia do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), o deputado estadual Coronel David (PL) ressalta uma conquista significativa para os consumidores de Mato Grosso do Sul: a Lei nº 5.597, de sua autoria, que proíbe a fidelização em contratos de serviços de TV por assinatura, internet e telefonia. Em vigor desde 2020, essa legislação marca um avanço importante, proporcionando maior liberdade e transparência nas relações entre empresas e clientes no estado.

A legislação revogou a prática de fidelização nos contratos de serviços, permitindo que os clientes cancelem sem penalidades antes do prazo estabelecido. A empresa que não cumprir com a determinação está sujeita a multa, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

O parlamentar explica que a fidelização dos serviços é uma prática utilizada pelas empresas para dificultar o encerramento do vínculo contratual, quando solicitado pelo cliente.

“Com a fidelidade, os clientes que decidem encerrar o contrato antes do período estabelecido são confrontados com multas elevadas, dificultando o cancelamento.”

Coronel David ressalta que serviços de TV por assinatura, internet e telefonia são os principais alvos do método de fidelização. Ao abolir essa prática, a lei garante aos consumidores o direito de escolher o melhor serviço, sem multa e sem fidelidade.

“Neste Dia do Consumidor, é importante lembrar que a liberdade de escolha é fundamental. Portanto, é essencial que os consumidores conheçam seus direitos e os exerçam. O Procon está à disposição para auxiliar e garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, orienta o deputado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

As Dez Mais

Segunda-Feira, 08 de abril de 2024. Programa ouvido por gente que sabe que: “A maldade sempre volta ao remetente; o amor pra quem deu amor; a...

‘Um Campo Grande de Mulheres Leitoras’: projeto da Agepen leva literatura e esperança a detentas

Entre os muros do EPFIIZ (Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi), na capital de Mato Grosso do Sul, uma aura de esperança ganha vida...

Parceria entre Prefeitura e Crea-MS fortalece ação conjunta na engenharia civil

A Prefeitura de Campo Grande e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), uniram forças ao firmar nesta...

Sindicato Rural de Iguatemi tem nova diretoria empossada

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, empossou a nova diretoria do Sindicato Rural de Iguatemi, na noite desta quinta-feira (11). Luiz Carlos Bombardelli...