sábado, 20/04/2024

PF deflagra operação contra “químicos do tráfico”

A Polícia Federal deflagrou hoje (4) a Operação Acetatum  comercialização clandestina de produtos químicos; principalmente o acetato de etila, utilizado como insumo na produção de cocaína.

Foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão, em Corumbá; nos municípios paulista de São Bernardo do Campo, Vargem Grande Paulista e Diadema, em imóveis pertencentes a pessoas físicas e jurídicas responsáveis pela revenda irregular dos produtos químicos e movimentação dos valores auferidos com a atividade criminosa.

Na ação foi determinada a suspensão da atividade econômica de 7 empresas, sequestro de ativos financeiros de 17 pessoas físicas e jurídicas, sequestro de 36 bens móveis, incluindo carros de alto luxo, caminhões, motocicletas e embarcações e indisponibilidade de oito imóveis pertencentes aos integrantes da organização criminosa investigada.

INVESTIGAÇÕES

As investigações tiveram início em 2021, oportunidade em que uma van de origem boliviana foi apreendida em Corumbá com 200 litros de acetato de etila e 25 kg de permanganato de potássio.

Durante as investigações apurou-se que os membros da organização são sócios de diversas empresas do ramo da indústria química e que, por meio, de uma complexa rede de ações de compras e vendas, reais e fictícias, viabilizam a aquisição de produtos controlados, comercializados somente com autorização especial e utilizados para a produção de cocaína.

Apurou-se ainda que grupo foi responsável pela movimentação de aproximadamente R$ 59 milhões. Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de produtos químicos destinados à preparação de drogas e participação em organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 23 anos de reclusão.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

De aluna à professora e produtora rural, Nilza viu a vida transformada no Centro de Excelência do Senar/MS

As principais lembranças da Nilza Oliveira na infância são os dias vividos nos sítios dos avós, a convivência com os animais e com a...

Funsat anuncia 2.065 vagas de emprego em 183 funções nesta sexta-feira

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece 2.065 vagas de emprego nesta sexta-feira (19). As contratações são para 183 profissões, em 266 empresas de...

Dupla é presa por furto de cartão de crédito na Capital

Polícia prendeu uma dupla em flagrante por furto de cartão de crédito em Campo Grande. A dupla efetuou compras em diversos estabelecimentos, deixando um...

DOURADOS: Alan Guedes entrega à Eduardo Riedel projeto para recapeamento no Água Boa e BNH 4º Plano.

O prefeito Alan Guedes se reuniu com o governador Eduardo Riedel, nesta quarta-feira (18), e entregou o projeto para obras de recapeamento nas ruas...