quinta-feira, 20/06/2024

Prefeitura leva ação de documentação de RG para população das comunidades indígenas da Capital

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), em colaboração com o Instituto de Identificação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, promoveu nesta semana uma ação de entrega de RG para a população das comunidades indígenas do contexto urbano de Campo Grande.  A entrega dos documentos totalizou 151 pessoas atendidas, desde crianças a idosos. Na quarta-feira (17), foram entregues 71 RGs na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro. Já na quinta-feira (18), foram entregues um total de 80 RGs, 49 deles eram da Aldeia Urbana Água Bonita e 31 da Aldeia Urbana Inamaty Kaxé.

A confecção da primeira e segunda via de forma gratuita do RG para a população indígena faz parte do programa da SDHU por meio da ação “Direitos Humanos em Ação – Documentação”, realizada em parceria com o Instituto de Identificação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2023, nas Aldeias Urbanas Água Bonita, Darcy Ribeiro e Inamaty Kaxé.

Também chamado de Carteira de Identidade, o RG é considerado o documento mais importante do cidadão, uma vez que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil, se tornando um documento essencial no dia a dia dos brasileiros em diversas situações. A subsecretária da SDHU, Thais Helena, reforça a importância das ações de confecção dos documentos nas aldeias da Capital. “Essa é uma ação que integra o perfil de inclusão da administração municipal, uma gestão participativa, uma gestão que vai até a população, que sai do gabinete e percorre os territórios da nossa cidade, levando os serviços públicos em atendimento”.

A ação realizada pela SDHU, por meio da Coordenadoria de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas, cujo objetivo é propor, implementar e coordenar programas, serviços, projetos e ações que visem a superação das desigualdades, defendendo o direito das comunidades e populações indígenas urbanas, visa a efetivação das políticas públicas, melhorando assim a qualidade de vida e o fortalecimento de seus valores culturais. Hoje, Campo Grande tem 24 comunidades indígenas em seu território, sendo 8 reconhecidas pela prefeitura, 2 em fase de reassentamento e 14 em trâmites para serem reconhecidas.

Moradora da Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, Regina Maria Oliveira, de 67 anos, foi buscar sua segunda via do RG. Ela ressalta a importância de serem realizadas ações como essa justamente por não ter custo. “Ah, eu acho muito bom, porque pra fazer é caro e nem todo mundo aqui tem condições para realizar esse pedido”, disse a aposentada.

Odenilson Marques, de 45 anos, também buscou a segunda via do RG e relatou a importância de ações como essa não só para a comunidade, mas como também para seus filhos. “Acredito que todas as pessoas que vieram hoje ficaram alegres. Trouxe meu filho e minha filha e eles ficaram felizes, é a primeira identidade e agora eles vão ter um documento”, conta o missionário.

Mulher trans, Nataly Muniz, de 24 anos, moradora da região, soube da ação por meio de seu presidente de bairro. “Não sou indígena, mas vim aqui porque pra fazer a segunda via do RG com meu nome social, que tem um custo muito alto. Essa ação chegou em um ótimo momento”.

Também chamado de Carteira de Identidade, o RG é considerado o documento mais importante do cidadão, uma vez que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil, se tornando um documento essencial no dia a dia dos brasileiros em diversas situações.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Governo do Estado libera R$ 72 milhões das emendas parlamentares de 2024

O Governo do Estado libera R$ 72 milhões em emendas parlamentares, nesta terça-feira (25), para o exercício de 2024. O objetivo é alcançar mais...

Vereador Otávio Trad homenageia lideranças da comunidade Evangélica

O vereador Otávio Trad participou da Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal do Pastor Evangélico, realizada na quarta-feira (20), no plenário da Casa...

Morre Christian, cantor que fez dupla com Ralf

Morre Christian, cantor que fez dupla com Ralf, aos 67 anos. Ele estava internado em um hospital de São Paulo. O falecimento foi confirmada...

Mochi Solicita Doação de Área para Regularização do Hospital da CASSEMS em Coxim

O Deputado Estadual Junior Mochi (MDB) apresentou na manhã desta quinta-feira (20), uma indicação ao Governador do Estado, Eduardo Riedel, e ao Secretário de...