sexta-feira, 19/04/2024

Vereador Zé da Farmácia encontra lixões a céu aberto nas Moreninhas.

Lamentavelmente, a presença de lixões em bairros é um problema em muitas regiões. Lixões a céu aberto podem causar sérios impactos ambientais e de saúde pública. A gestão inadequada de resíduos pode levar à contaminação do solo, água e ar, além de atrair pragas e contribuir para a propagação de doenças.

“A população local também pode desempenhar um papel crucial ao relatar e denunciar a presença de lixões às autoridades ambientais e de saúde. A conscientização sobre práticas adequadas de disposição de resíduos e a promoção de políticas de reciclagem e coleta seletiva também são medidas importantes para combater esse problema”; salienta o vereador.

Esses problemas normalmente estão sob a responsabilidade das prefeituras municipais, que devem tomar medidas para a adequada gestão de resíduos sólidos. Porém, em visita nas ruas Pariris, Jorge Amapá doce, Copaíba e Luiz Inácio de Souza, todas no bairro Moreninhas 3, foi destacado em nossa visita, uma presença imensa de resíduos deixados em áreas públicas, sem qualquer condição de salubridade da própria população que ali descarta.

“Não há percepção que aqueles que jogam lixo na região, também serão prejudicados, seja por doenças, por questões de indisponibilidade das vias, ou até mesmo, por recolhimento de cada vez mais impostos cobrados para essa devida limpeza” cita o parlamentar.

Apesar da promessa da prefeita Adriane Lopes de construção de 50 Ecopontos na cidade, hoje Campo Grande tem instalados cinco ecopontos para o recebimento de recicláveis, como metais, plástico, vidro, papel e papelão, além de resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas, volumosos (mobílias, sucatas, sofás, geladeiras, guarda-roupas, madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores. No entanto, é comum que as autoridades municipais, incluindo prefeitos e prefeitas, anunciem iniciativas para melhorar a gestão de resíduos sólidos.

“Ecopontos são locais destinados à coleta seletiva e descarte adequado de materiais recicláveis, e sua expansão geralmente está alinhada a esforços para promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental na comunidade” finaliza o vereador.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Prefeitura abre inscrições para o curso Fundamentos do Marketing Digital e mais 4 cursos gratuitos

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), abre inscrições para cinco cursos gratuitos. Os cursos visam qualificar jovens...

Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos

Representantes do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e do Hospital São Julião se reuniram na quinta-feira (18) para analisar os resultados...

Transporte público na Capital terá protocolo de segurança para mulheres com Lei de Papy

A partir de agora, o sistema de transporte público de Campo Grande terá protocolo de segurança voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher....

Homem persegue vítima até a Delegacia de Polícia e vai preso

Polícia prendeu um homem nas imediações da delegacia, após ser flagrado perseguindo uma mulher em Dourados. A vítima relatou que o autor foi seu...