quarta-feira, 17/04/2024

Com mais de 20 famílias atendidas, programa Fortalecer do Senar/MS completa 1 ano

Programa trabalha desenvolvimento pessoal e profissional dentro da agricultura familiar.

Ter quem estenda a mão quando se pensa em desistir é o que muita gente precisa para apostar no seu potencial. E essa missão foi dada ao Senar/MS por meio do programa Fortalecer. Famílias de MS recebem auxílio de instrutores que trabalham planejamento, gestão e competências socioemocionais na agricultura familiar. É o caso da família do sr. João, em Sidrolândia. Aos poucos, ele, a esposa, Claudeci, e o filho João Guilherme, vão se adequando ao campo e colhendo os frutos dessa dedicação. Conheça esse trabalho, agora, no #TransformandoVidas.

programa Fortalecer do Senar/MS existe desde março de 2023. Até agora, 21 famílias receberam ou estão em atendimento com os instrutores, trabalhando estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, estimulando mudanças positivas em suas atitudes e comportamentos.

A Família Oliveira é uma das que estão recebendo essa assistência, no Assentamento Capão Seco, em Sidrolândia. João, Claudeci e João Guilherme vieram do Assentamento Itamaraty, em Ponta Porã e hoje, buscam aproveitar melhor a terra onde vivem. Um desafio para família que antes, não tinha conhecimento.

“Com o Senar/MS, a gente aprende como produzir. O manejo, seja com a produção de leite, suínos ou com a agricultura. A gente tem um pouquinho de cada aqui na nossa propriedade e aos poucos estamos colhendo o fruto desse aprendizado.”, conta João Teixeira de Oliveira, de 59 anos.

“O Senar/MS chegou com esse programa, em um momento em que pensávamos em desistir e ir procurar emprego na cidade. Mas veio o técnico de campo do ATeG Prepara e a instrutora do Fortelecer e segurou nossa mão. Disseram que íamos conseguir e estamos conseguindo.”, diz Claudeci Ramo de Oliveira.

A ATeG Prepara é a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS que está trabalhando com a agricultura familiar. O Fortalecer é um programa de âmbito educacional que se insere dentro da ATeG Prepara.

João e Claudeci têm um filho com necessidades especiais, o João Guilherme, que vem se desenvolvendo na escola rural e dentro de casa, com o trabalho que é feito pela instrutora, Crisler Keler Pereira de Arruda.

“Sou instrutora do Senar/MS há 5 anos. E há um, estou à frente desse programa que também me traz muitos aprendizados. É uma troca de experiências. Pessoas simples, histórias lindas, que me fazem ter cada vez mais certeza de que nós estamos no caminho certo.”.

 Para saber mais sobre o programa Fortalecer e a ATeG Prepara, procure o Sindicato Rural do seu município.

 

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Quinta-feira com probabilidade de chuvas em MS

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta quinta-feira (11) indica probabilidade para chuvas de intensidade fraca a...

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O ex-deputado cassado RAFAEL TAVARES, expulso do cargo como “sapo de galpão” foi denunciado publicamente como responsável por “rachadinha” em seu gabinete. Seu ex-chefe de...

Vereador Dr. Jamal apresentou à câmara municipal de Campo Grande, as seguintes melhorias.

Vereador Dr. Jamal apresentou à Câmara Municipal de Campo Grande as seguintes propostas de melhoria: Ampliação das jornadas mensais dos plantões nas unidades de saúde,...

O Vereador Dr Jamal é o novo presidente do diretório municipal do MDB em Campo Grande.

Terá a incumbência na condução do partido nas eleições municipais de 2024, cujo propósito é o de uma candidatura forte e competitiva para a...