segunda-feira, 15/04/2024

Com olhar no futuro, Rejane lidera a inovação que constrói o novo capítulo da regulação em Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) tem 22 anos, mas contar sua história significa contar muitas histórias. O novo momento da regulação em Mato Grosso do Sul traz as bases daqueles desafios originais de 2001, mas com toda a evolução de quem olhou para essas duas décadas e enxergou o quanto essa trajetória poderia – e merecia avançar.

A energia de Rejane Monteiro parece estar focada 24 horas em criar e entregar inovação. Foi assim que há quase três anos a Agência começou a passar por uma transformação onde ferramentas de comunicação, de marketing, de relacionamento institucional em todos os níveis saltaram aos olhos de quem trabalha aqui e de quem olha de fora.

O orgulho pelo que faz há dois anos e 11 meses não é menor que aquele demonstrando pelas mulheres que estão na regulação há 20 anos.

O que eu mais gosto é a possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas. Sempre digo que a Regulação foi e está sendo um grande desafio profissional. Na regulação, temos a possiblidade de implementar políticas regulatórias eficazes, em áreas essenciais para o cidadão como energia, água e esgoto, transporte de passageiros.

Essa lista de oportunidades não fica só na possibilidade. Em cada Diretoria da AGEMS, os dirigentes e suas equipes já aprenderam que os projetos da Diretoria de Inovação, Relações Institucionais e Assuntos Correlatos (DIR) não são feitos para o papel. Tudo se torna concreto muito rápido.

“Levar benefícios importantes com o Espaço Mulher no transporte de passageiros, os projetos de educação ambiental para crianças e jovens das redes estadual e municipal, promover ações sustentáveis de eficiência energética a exemplo da Flor Solar, fomentar a infraestrutura social…”, Rejane vai elencando com orgulho cada entrega.  

Jornalista, com especialização em Comunicação e marketing, cursando MBA e formada pelo Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral, Rejane atua no serviço público há 16 anos. Já passou pelas Secretarias de Administração e de Governo e conta que aplica os conhecimentos e experiência na Agência Reguladora desde o primeiro dia.

Foi assim com o projeto de trazer o DNA sul-mato-grossense para o nome da Agência, que de AGEPAN se tornou AGEMS.  

Inovamos, construímos um trabalho de branding e reposição estratégica da AGEMS, iniciando pelos servidores para que na sequência pudéssemos trabalhar o reposicionamento para todos os steakholders da instituição que é hoje uma das agências de Regulação referência no país. 

Construímos uma presença digital aliando o conceito de uma agência mais moderna, rápida e transparente aos índices de resolutividade do cidadão que nos procura. 

Avançamos em todas as áreas consolidando de forma muito positiva esse trabalho estratégico, com o Prêmio Excelência em gestão entregue pela Associação Brasileira das Agências de Regulação em razão da nossa atuação e excelência na organização das Reuniões Técnicas da Associação Nacional das Agências Reguladoras. 

 Rejane é a primeira titular a assumir a Diretora de Inovação, criada na modernização da estrutura organizacional. Nos planos e na execução do trabalho, o “agregar” é uma ferramenta e um recurso constante. 

Agregar as áreas, agregar projetos, agregar pessoas e agregar à AGEMS qualquer inovação que se alinha o desenvolvimento dos serviços públicos nesse momento em que a sustentabilidade é palavra de ordem no mundo. 

A nossa missão é justamente assegurar um ambiente mais justo, seguro e inclusivo para o cidadão sul-mato-grossense que utiliza os serviços regulados, porque as regulamentações têm o poder de moldar e melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas, garantindo direitos, protegendo o meio ambiente, promovendo a equidade e estimulando o desenvolvimento econômico sustentável.

Dosar a energia do trabalho na regulação com a vida pessoal e mais uma gama de atividades requer a busca do equilíbrio que a mulher profissional bem conhece.

É desafiadora a vida da mulher moderna do século XXI que cuida dos filhos, da casa, que empreende, que estuda para se manter sempre atualizada, que procura praticar atividade física para manter a saúde física e mental. 

A AGEMS ampliou minha paixão pela área de sustentabilidade, a implementação da agenda ESG e estou cursando um MBA em ESG pela Fundação Getúlio Vargas. Há seis anos sou proprietária de uma franquia em Campo Grande e em Dourados. Procuro me exercitar todos os dias, sou apaixonada por ciclismo, faço parte de vários grupos de empreendedorismo. 

A vida nos apresenta desafios constante e temos, todos os dias, a oportunidade de nos reinventar para realizar grandes entregas. E o ambiente regulatório me proporciona esse dinamismo, a atuação em vários eixos e esse contato direto com as pessoas.

Projeção para o futuro

O andamento dos diversos projetos de inovação aponta para uma agência moderna, digital, presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, com plataformas de transparência construídas com base em tecnologias de inteligência artificial e análise de big data para monitoramento e regulação dos serviços regulados.

Para Rejane, a projeção do que vem pela frente devem consolidar o ineditismo das entregas da AGEMS para o Estado e para a regulação até em nível internacional.

Em um futuro próximo, vejo a Regulação de Mato Grosso do Sul com uma sólida estrutura de governança, posicionada internacionalmente com o protagonismo na construção de uma política de qualidade regulatória inovadora e um corpo técnico cada vez mais preparado e qualificado para lidar com novos desafios e riscos emergentes, a exemplo das mudanças climáticas, desenvolvendo regulamentações e estratégias de gestão de crises mais robustas. 

Uma agência sustentável aplicando de fato, considerações ambientais e sociais em suas regulamentações e políticas regulatórias, incentivando práticas mais responsáveis sempre alinhada aos nossos valores de sustentabilidade, visão de futuro comprometimento, eficiência e responsabilidade social. Uma agência referência.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

CAARAPÓ: Nova escola em construção no Jardim Aprazível tem investimentos de R$ 8 milhões de recursos próprios do município.

A administração municipal de Caarapó demonstra compromisso com a educação ao investir mais de R$ 8 milhões de recursos próprios na construção de uma...

Senar/MS entrega 880 certificados em Chapadão do Sul

A noite desta terça-feira (09), foi marcada por muita alegria em Chapadão do Sul. O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, participou da entrega de...

Matéria determina fraldários em espaços femininos e masculinos de comércios

De autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB) tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 73/2024, que obriga a...

Lenda do vôlei brasileiro, Tande sofre infarto

Lenda do vôlei brasileiro,Alexandre Samuel o "Tande" revelou que sofreu infarto. "Papai do Céu me deu uma chance". O campeão olímpico de vôlei contou...