segunda-feira, 15/04/2024

Dicas simples podem livrar sua casa dos focos da dengue e se prevenir contra doença

Com aumento de casos da dengue no Mato Grosso do Sul e em todo Brasil, algumas medidas simples podem livrar sua casa dos focos da doença e assim evitar a contaminação da sua família.

A principal forma de se prevenir contra dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.

Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. O cuidado com a sua residência, terreno e lote vai fazer a diferença no combate à doença.

Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência.

Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.

Se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparece as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Outras medidas

Para sua proteção individual os repelentes também são recomendados, pois podem evitar as picadas dos mosquitos. A composição do produto indica o tempo de proteção e necessidade da reaplicação. Caso for aplicar outros itens como protetor solar ou hidratante, a dica é usar o repelente por último. Se for para crianças, ficar atento se o produto é de uso pediátrico.

Sobre os inseticidas em spray ou de tomada os especialistas alertam que ajudam a matar os mosquitos adultos, principalmente em ambientes fechados, por isso a eficácia é limitada. Já o uso de mosqueteiros e telas nas janelas dos quartos ajudam bastante, para que os mosquitos não entrem nas dependências.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Ronilço Guerreiro destaca programação do Dia Nacional do Livro Infantil que acontece na Gibiteca

Até o próximo dia 30 deste mês a Gibiteca Mais Cultura realiza uma programação toda especial em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil,...

CASSILÂNDIA: Equipe de futsal feminino adulto brilhou no primeiro jogo contra Três Lagoas.

Nossa equipe de futsal feminino adulto brilhou no primeiro jogo contra Três Lagoas, conquistando uma vitória por 1x0! Os jogos da Liga Azul de...

TRÊS LAGOAS: 1ª conferência municipal de gestão do trabalho e educação na saúde acontece no dia 19 de abril.

No dia 19 de abril, a partir das 19h, a Prefeitura de Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal...

Mulher é encontrada morta nua no Jardim Itamaracá

Andreia Diniz Nunes (36) foi encontrada por vizinhos morta e nua no banheiro de casa no Jardim Itamaracá, em Campo Grande. O SAMU foi...