domingo, 16/06/2024

Dr. Sandro Benites reassume o mandato de vereador após 1 ano à frente da Sesau

Dr. Sandro Benites está de volta à Câmara Municipal de Campo Grande. Após um ano licenciado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o vereador reassumiu o seu mandato nesta manhã (2/2), na Sessão Solene Inaugural.

O parlamentar retorna à Casa Leis, pois tentará a reeleição nas eleições de outubro.

Dr. Sandro Benites é major do Exército Brasileiro, médico pediatra, nutrólogo e toxicologista. Foi eleito vereador de Campo Grande para o mandato 2021-2024, com 2.873 votos.

Em dezembro de 2022, Dr. Sandro Benites aceitou o convite da prefeita Adriane Lopes para assumir a pasta considerada com o maior serviço e orçamento de Campo Grande. Na sua chegada encontrou vários desafios a serem enfrentados, com unidade de saúde em condições precárias, falta de comunicação entre os servidores na secretaria, entre outros.

“Quando assumimos a Sesau, sabíamos que tínhamos um desafio enorme pela frente, devido às condições da infraestrutura das nossas unidades de saúde que se encontravam com mofos, sem pintura, falta de manutenção e quando chovia, molhava mais dentro da unidade do que lá fora. Uma situação vexatória para nós gestores e precária para os usuários e servidores”, contou Dr. Sandro Benites.

Durante um ano como secretário da Sesau, o médico Dr. Sandro Benites, junto com a prefeita Adriane Lopes, conseguiram revitalizar 30 unidades de saúde.

“As melhorias que executamos incluem a revitalização completa de várias unidades: como as USFs Aero Rancho IV, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Jockey Club, Marabá, Parque do Sol, Cidade Morena, Vila Nasser, a UBS Popular, Complexo de Saúde Nova Bahia (USF, CRS, CEO, Samu e Distrito Prosa), além do Centro de Saúde do Homem”, destacou.

Dr. Sandro também conseguiu avançar com a entrega da nova sede do Distrito Sanitário Bandeira e do Serviço de Atenção Domiciliar, o SAD, no Bairro Coronel Antonino. “Realizamos reformas e adequações internas na sede da Sesau, levando melhorias para vários setores, entre eles as coordenadorias de Urgência e Saúde Mental, além do espaço utilizado para a capacitação dos servidores, a Sala Pássaro Primavera. No CEM, realizamos a adequação do estacionamento, oferecendo mais comodidade aos servidores. Também implementamos melhorias administrativas para otimizar nossos processos e garantir uma gestão eficiente”, disse.

Inaugurações de Unidades de Saúde

Em 2023, com o apoio da prefeita Adriane Lopes, enquanto secretário, Dr. Sandro Benites inaugurou novas unidades de saúde em diferentes regiões de Campo Grande, proporcionando atendimento de qualidade mais próximo da comunidade.

“Inauguramos novas unidades de saúde que eram aguardadas há mais de 30 anos, entre elas a USF Jardim Presidente e o novo CAPS Álcool e Drogas, Márcia Zen, no Bairro Guanandi. Conseguimos também implementar um serviço pioneiro em Mato Grosso do Sul, fortalecendo o cuidado materno-infantil, o “Saúde Delas”, ressaltou o vereador.

Seis UPAs em Seis Dias

Em um esforço conjunto com os servidores da Sesau, o então secretário revitalizou as seis UPAs em tempo recorde. “Fizemos melhorias nas UPAs Coronel Antonino, Universitário, Vila Almeida, Santa Mônica e Moreninhas. E o reconhecimento ao nosso trabalho veio por meio da certificação e habilitação destas unidades pelo Ministério da Saúde”, explicou.

Obras a serem entregues

Dr. Sandro Benites deixa a secretaria com algumas obras a serem entregues em prol dos usuários e servidores. “Deixamos em andamento as obras de reforma da USF Vila Cox, UBS Coophavila, USF Los Angeles, CEO Silvia Regina e a UPA Vila Almeida. A gestão da prefeita Adriane Lopes conta com o maior investimento em intervenção estrutural das unidades, feito na história.

Modernização com a chegada de Computadores Novos

Dr. Sandro Benites e a prefeita Adriane Lopes modernizaram todo o parque tecnológico da Sesau. Foram introduzidos computadores novos, visando agilidade nos serviços. “Realizamos a entrega de 2.476 novos computadores para as unidades de saúde, além da implementação de um sistema inovador de prontuário eletrônico, o HELPER, proporcionando maior transparência e otimizando o serviço. E, esse sistema não teve custo algum, pois foi desenvolvido pelo RH da Sesau”, disse. “Uma coisa que aprendi é que o melhor da Sesau é o RH, composto por pessoas capacitadas e que não mede esforços para melhorar a saúde de Campo Grande. A equipe é fundamental para o sucesso dos serviços. Nós soubemos investir na capacitação dos servidores, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado”, acrescentou o ex-secretário.

Foram realizados investimentos também, na capacitação do recurso humano, com abertura de novas turmas de residências médicas e multiprofissional, formação dos agentes de saúde (Saúde com Agente), além da ampliação do quadro funcional através das convocações de concursos e processos seletivos.

“Deixo a Sesau com sentimento de dever cumprido e muito grato à prefeita Adriane Lopes pela confiança e oportunidade. Também agradeço aos servidores que estiveram ao meu lado dia a dia, contribuindo para as melhorias na saúde da capital. Volto para a Câmara muito feliz e com a bagagem cheia de experiências que colocarei em prática no meu trabalho na Casa de Leis”, finalizou o vereador Dr. Sandro Benites.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Carreta pega fogo na na MS-338

Carreta de milho pega fogo na MS-338 na MS-338 em Bataguassu. O Caminhoneiro carregou a carga no interior de MS com destino a Bastos/SP....

PF e autoridades internacionais desmantelam organização criminosa de tráfico de cocaína

PF e autoridades internacionais desmantelam organização criminosa de tráfico de cocaína. Em ação coordenada entre autoridades policiais de Brasil, Espanha, Bélgica, Croácia, Alemanha, Itália,...

Traficante foragido é preso em Santa Rita do Pardo.

Com o apoio da PM e Polícia Penal um traficante foragido em Santa Rita do Pardo foi preso. Ele estava de tornozeleira eletrônica e...

Conselheiros tomam posse no Tribunal Administrativo Tributário de MS 

Órgão colegiado vinculado à Secretaria de Fazenda (Sefaz), o Tribunal Administrativo Tributário de Mato Grosso do Sul (TAT) tem novos conselheiros. Os sete integrantes,...