sábado, 20/04/2024

Emplacamento de veículos supera média nacional e registra alta de 14% em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul registrou alta de 14% nos emplacamentos de veículos no comparativo com o ano passado. De janeiro a dezembro de 2023 foram 59.380 novos emplacamentos no Estado. O índice ficou acima da média nacional de 12% divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Entre as maiores altas, está o emplacamento de ciclomotores, também conhecidos por “cinquentinhas” em referência à velocidade máxima que atingem. No comparativo de um ano para outro, houve um aumento de 54,76% no registro desse tipo de veículo no Estado. Em 2023, 195 novos ciclomotores passaram a circular nas vias urbanas, enquanto 2022 fechou com 126.

Essa alta pode ser atribuída a Resolução nº 996/2023 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que, entre outras regulamentações, definiu que os ciclomotores precisam ser emplacados e o condutor deve portar CNH na categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).

Ainda na categoria duas rodas, o ano passado registrou 16.522 novos motociclos em circulação no Estado, representando uma alta de 24,53%, no comparativo com 2022.

Já na categoria quatro rodas, entre os meses de janeiro a dezembro de 2023 foram emplacados 13.980 automóveis leves em MS, o que representa uma alta de 8,81% em comparação com 2022.

Na avaliação da diretora de veículos do Detran-MS, Priscila Rezende, a alta nos emplacamentos deve-se a uma série de fatores, entre eles o bom momento econômico que Mato Grosso do Sul vive.

Frota

Atualmente a frota sul-mato-grossense conta com 1,8 milhão de veículos. Sendo a maior parte composta por automóvel (828,6 mil), motocicletas (385,1 mil), caminhonetes (205,3 mil) e motonetas (129,8 mil). Nos últimos dois anos, a frota estadual aumentou 3,55%. 

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Arrascaeta e Luiz Araújo poupados contra o São Paulo!

Arrascaeta e Luiz Araújo treinaram normalmente na véspera do jogo e ficarão como opção no banco de reservas. A provável escalação tem: Rossi, Varela,...

Sonora participa pela primeira vez dos Jogos da Melhor Idade

Sonora marcou presença nos Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul 2024, realizado no Espaço Bosque Expo do Shopping Bosque dos Ipês...

Metodologia com inteligência artificial identifica espécies florestais de valor comercial

CRÉDITOS: ACRISSUL O Netflora, metodologia desenvolvida pela Embrapa, reúne um conjunto de algoritmos treinados com inteligência artificial (IA) para reconhecer espécies florestais. Realizado com base...

Autor da Lei da Saúde Mental, Dr. Victor Rocha vota a favor das 30h da Psicologia

Parlamentar tucano sempre está a favor dos servidores municipais O vereador e médico mastologista, Dr. Victor Rocha (PSDB) votou a favor do projeto de lei...