sábado, 27/07/2024

Governo do Estado inicia cursos para formar mais 227 bombeiros militares em MS

O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, iniciou nesta segunda-feira os cursos com 227 novos militares, fortalecendo seu compromisso com a segurança e o bem-estar da sociedade sul-mato-grossense.

São três cursos distintos: o Curso de Formação de Oficiais Combatentes (CFO) com 10 cadetes, o Curso Básico de Formação de Oficiais Especialistas e de Saúde (CBFO) com 11 alunos-oficiais, e o Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar (CFSD) com 206 novos soldados. Ao todo, são 227 novos membros que agora integram o Corpo de Bombeiros Militar, prontos para assumir a missão de preservar vidas e proteger o patrimônio da comunidade.

O CFSD, com uma carga horária de 1.599 horas-aula distribuídas ao longo de 9 meses, abrange disciplinas essenciais como Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a incêndios urbanos e florestais, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Legislação Bombeiro Militar, Direitos Humanos, Combate ao Racismo e Homofobia, Comunicações e Tecnologia da Informação. Os soldados serão treinados para atuar em diversas situações, desde combate a incêndios urbanos até técnicas de busca e salvamento em matas e cerrados.

Já o CBFO visa habilitar os alunos-oficiais para atividades meio e fim da corporação. Os alunos-oficiais do CBFO possuem formação nas áreas de medicina, análise de sistemas, tecnologia da computação, direito, engenharia civil, jornalismo e serviço social e, após a conclusão do curso, ocuparão vagas de Oficiais Especialistas em suas áreas de conhecimento. Esta é a terceira turma desse quadro a ser formada pela Academia de Bombeiro Militar (ABM).

Inicia hoje também a quarta turma do Curso de Formação de Oficiais Combatentes (CFO) a ser formada no Mato Grosso do Sul pela ABM cujo objetivo é desenvolver, durante dois anos de curso, competências de gestão nos cadetes . A formação exige do cadete o conhecimento técnico das funções exercidas pela corporação incluindo avaliações, estágios e correções disciplinares para garantir que, ao final do curso, os cadetes estejam aptos a exercerem suas atribuições com a competência e habilidade exigidas pela carreira.

A entrada desses 227 novos militares na Academia de Bombeiros Militar representa um marco significativo para a segurança da sociedade sul-mato-grossense. A formação desses profissionais reflete o compromisso contínuo da corporação em garantir uma atuação eficiente e especializada, pronta para responder às demandas da comunidade e preservar vidas e patrimônio. A população pode contar com profissionais treinados e dedicados, fortalecendo a segurança e tranquilidade em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

INSS orienta segurados a usarem serviços digitais durante greve

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou nesta quinta-feira (18) no terceiro dia. Embora sustente que a paralisação dos...

Em audiência pública no Paraná, Bertoni enfatiza ações da CNA e FPA para solucionar invasões de terras

O clima de preocupação e a busca por uma solução para invasões de terra predominou na audiência pública realizada na cidade de Guaíra, no...

Convenção do PSD de Campo Grande será em 30 de julho na Câmara Municipal

A convenção do PSD de Campo Grande, presidido pelo deputado estadual Pedrossian Neto, será dia 30 de julho, na Câmara Municipal, às 19h. Na...

Toyota Etyos da Secretaria de Saúde de Bataguassu atropelou uma anta na MS-040

Toyota Etyos da Secretaria de Saúde de Bataguassu bateu numa anta na MS-040 e deixando uma paciente ferida. O veículo seguia pela rodovia, sentido...