quinta-feira, 23/05/2024

Mãe que perdeu o filho para dengue é a primeira a receber vacina no Brasil

Mato Grosso do Sul deu um passo significativo no combate à dengue nesta quarta-feira (3) ao iniciar a vacinação em massa contra a doença. Com meta de imunizar 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos, a campanha teve início em Dourados.

A primeira pessoa a receber a vacina foi Francisleine Costa, mãe do adolescente Julio Cesar da Costa, de 15 anos, que faleceu devido à dengue hemorrágica em fevereiro do ano passado.

“Meu filho foi enterrado no dia do aniversário por essa fatalidade. Agora a vacina veio e eu estou fazendo campanha para que todos se vacinem para que não passem pela mesma dor que eu”, disse.

Conhecido como o ‘Mbappé de MS’ e promessa do futebol sul-mato-grossense, Julio jogava na base do clube Ubiratan e estava prestes a se apresentar em um teste para a base do Fluminense, no Rio de Janeiro.

Secretário de Saúde de Dourados, Dr. Waldno Lucena destaca que a campanha de vacinação contra a dengue representa uma das iniciativas mais importantes na área da saúde implementadas no país nos últimos anos.

“Francisleine honrou a memória de seu filho Julio, vítima da dengue no ano passado, ao participar deste ato. Ela sepultou seu filho no dia do seu aniversário de 15 anos, e esperamos que ações como essa contribuam para adesão do público”, disse.

Em 2023, dengue fez 40 mil vítimas em Mato Grosso do Sul

Além de Julio Cesar, dados da secretaria estadual de saúde de Mato Grosso do Sul mostram que em 2023 foram confirmados 41 mortes e 40,8 mil casos de dengue. Os dados são muito maiores do que os de 2022, quando foram confirmados 20 mil casos e 24 mortes.

Mato Grosso do Sul terminou 2023 como permaneceu praticamente todo o ano, com alta incidência para a dengue. Do total dos 40 mil casos, 12 mil foram registrados em Campo Grande, 4,6 mil em Três Lagoas e 2,2 mil em Corumbá.

Pioneira no país

Vacina Qdenga
Vacina Qdenga foi aprovada pela Anvisa em meados do ano passado (Foto: Divulgação/Takeda)

Em ação inédita no país, a cidade de Dourados tem a expectativa de imunizar aproximadamente 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos. Conforme a prefeitura de Dourados, o laboratório já entregou cerca de 90 mil doses à Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e ao Núcleo de Imunização, que começou a distribuição nesta quarta, às 7h30, para todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.

O ciclo completo de imunização é atingido com duas doses. A Qdenga apresentou, nos ensaios clínicos, eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.

A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems, em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde e tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.

Para receber a primeira dose da vacina, basta ir à unidade de saúde mais próxima, com documentos como CPF e carteirinha do SUS.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

PRF recupera veículo e apreende drogas na BR-376

PRF apreendeu 247 kg de maconha e skunk na BR-376 em Ivinhema. Os policiais deram ordem de parada a um veículo Renault/Sandero. O motorista...

Com investimento de R$ 6,9 milhões, Sanesul amplia rede de esgoto em Caarapó

Com foco na ampliação do sistema de esgotamento sanitário visando cumprir a meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento básico, o governo do...

Aprovado projeto de Papy que cria Dossiê Crianças e Adolescentes protegidos

Pensando no desenvolvimento de políticas públicas para crianças e adolescentes, a Câmara Municipal aprovou, na sessão de terça-feira (14), o projeto de lei 11.002/23,...

Supermercado é saqueado em Porto Alegre/Rio Grande do Sul

Em meio a um cenário de guerra que assola o Rio Grande do Sul um supermercado em Porto Alegre foi invadido, destruído e saqueado...