sábado, 18/05/2024

Método “Gestão à Vista” ajuda a fortalecer o empreendedorismo rural

Produtores recebem materiais de apoio para melhorar estratégias no campo.

Para uma empresa funcionar, a gestão é primordial. E no campo, não é diferente. Para auxiliar produtores rurais de Mato Grosso do Sul neste processo, o Senar/MS oferece estratégias gratuitas que visam melhorar os resultados de cada propriedade e, consequentemente, da economia.

Atualmente, mais de 8 mil propriedades do estado recebem a ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar/MS. Com visitas periódicas, técnicos de campo acompanham produção e gestão, oferecendo materiais de apoio aos produtores rurais para acelerar os resultados na propriedade. Um deles, é novidade! O quadro “Gestão à Vista” está sendo entregue desde o início deste ano para todos os produtores assistidos pela instituição.

“É uma estratégia para, de fato, alcançar as metas estabelecidas durante a Assistência. Antigamente, essas metas eram anotadas em um caderno e, muitas vezes, esquecidas pelos produtores rurais. Com o quadro, o campo de visão deste planejamento aumenta e o produtor é provocado a realizar as ações previstas.”, explica o coordenador da ATeG, Nivaldo Passos.

Os quadros estão sendo instalados estrategicamente em ambientes externos das instalações de cada propriedade, para que sejam vistos e lembrados pelo produtor. Diante dessas metas, ele consegue trabalhar para otimizar a produção através do manejo adequado e do gerenciamento necessário da produção, além de prever metas futuras para o crescimento do negócio.

E só cresce quem se qualifica! Por isso, junto à prática, o produtor rural conta com as informações adquiridas em programas especiais Senar/MS. Conheça algumas opções:

Negócio Certo Rural

Programa de capacitação desenvolvido em uma parceria entre o Senar Central e o Sebrae Nacional, com o objetivo de desenvolver competências de gestão e administração de negócios rurais. Nele, são ministrados conteúdos sobre como realizar o diagnóstico da propriedade, seleção de ideias de negócio, análise de viabilidade, e a organização e administração, tanto no sentido de melhoria de um negócio já existente quanto na implementação de novo negócio.

Agro 5S

Programa desenvolvido pelo Senar/MS para capacitar produtores, trabalhadores, técnicos e demais interessados na metodologia 5S, uma ferramenta de gestão que auxilia a organização da empresa rural, amplia a produtividade com foco na qualidade dos produtos.

CADEC Brasil

Conjunto de soluções para os produtores integrados de aves e suínos. Tem o objetivo de esclarecer a Lei 13.288/2016, além de fornecer formação para condução de reuniões, técnicas de negociação e gestão dos custos de produção.

Fortalecer

Programa de capacitação para produtores e trabalhadores rurais da agricultura familiar, abordando os três principais eixos de desenvolvimento: gestão, competências socioemocionais e qualidade de vida.

O Senar/MS também oferece vários cursos gratuitos envolvendo o empreendedorismo rural. Para saber mais sobre cursos, programas e ATeG, procure o Sindicato Rural do seu município.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Vereador Dr. Jamal apresentou à câmara municipal de Campo Grande as seguintes propostas de melhoria.

Vereador Dr. Jamal apresentou à câmara municipal de Campo Grande as seguintes propostas de melhoria: Patrolamento e encascalhamento em toda extensão da Rua Esmeralda...

PORTO MURTINHO: 4 Dias de festa e grandes nomes do sertanejo nacional nos 112 Anos do municipio.

Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, se prepara para celebrar seu 112º aniversário com uma programação que se estende por quatro dias, repletos...

Seminário vai discutir ação climática e turismo sustentável em MS

Celeiro do turismo sustentável no mundo, Mato Grosso do Sul sedia a segunda edição do seminário que discute a ação climática no setor turístico...

Governo de MS se mobiliza para minimizar impactos de seca na bacia do Paraguai

Mato Grosso do Sul prepara uma série de medidas para enfrentar a forte seca na região da bacia hidrográfica do Paraguai - que tem...