segunda-feira, 15/04/2024

No Dia do Artesão, Hashioka entrega Medalha Conceição dos Bugres a três talentos de MS

Artesanato é a arte de criar objetos ao transformar matéria-prima em produtos únicos que expressam sentimentos e identidade cultural, usando as mãos como o principal instrumento de criação. Em homenagem aos artesãos sul-mato-grossenses, a Assembleia Legislativa realizou, na noite de terça-feira, 26, a sessão solene de entrega da Medalha Conceição dos Bugres, no Plenário Júlio Maia. O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) agraciou três talentos do nosso Estado, as artesãs Regina Emilia Lima de Vasconcellos, Claudia Regina Cavazzoni Lima e Vitória da Silva Azevedo.

A homenageada Regina Emilia Lima de Vasconcellos é formada em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp) e iniciou sua carreira artística aos 15 anos de idade e, em seus 56 anos dedicados à pintura em porcelana, cerâmica, óleo sobre tela e aquarela, fez diversos cursos na área para especializar-se em pintura em porcelana. Hoje, aos 73 anos, é proprietária de um ateliê em Campo Grande ao lado de sua filha Roberta e sua nora Lívia.

Já Claudia Regina Cavazzoni Lima é graduada pela Escola de Belas Artes da PUC de Campinas (SP), proprietária de um ateliê há 17 anos, onde desenvolve atividades artísticas e de designer de interiores. A artesã trabalha com pinturas em tela e aquarelas, restauração de imagens sacras, madeira, gesso, metal, cerâmica e vidro.

Membro da Organização Internacional de pintores em porcelana online, suas peças e obras estão em várias partes do país e também no exterior.
A terceira artesã agraciada por Hashioka é Vitória da Silva Azevedo, que se dedica às artes do universo infantil, com a produção de peças como kit berço, fraldas, toalhas e outras peças de enxoval para bebês e crianças. Graduada em Pedagogia, trabalha no ramo do artesanato desde 2017, dedicando-se exclusivamente aos trabalhos manuais.

Sobre a Medalha – Instituída pela Resolução 04/2013, a Medalha Conceição dos Bugres é destinada às pessoas e entidades de Mato Grosso do Sul que se destacam na produção artesanal, preservando e divulgando a cultura e as tradições regionais. O calendário oficial de eventos do Estado instituiu, em 2011, duas datas alusivas ao artesão: o Dia Estadual do Artesão, celebrado em 19 de março, e a Semana Estadual do Artesanato, entre os dias 19 e 26 de março. A honraria é anualmente entregue em uma dessas datas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Grazielle Machado acredita que seu trabalho por Campo Grande teve reflexo na pesquisa onde aparece entre os 10 primeiros.

Ex-Vereadora de Campo Grande e Ex-deputada estadual, Grazielle Machado(PSDB), despontou entre os 10 primeiros pré-candidatos para vereadores da Capital, em Pesquisa Registrada. O maior,...

CASSILÂNDIA: 3ª etapa do Governo Itinerante está sendo um sucesso!

Com uma gama de serviços que vão desde saúde até suporte jurídico, passando por orientações sobre benefícios e cadastramento de artistas locais, nossas equipes...

CASSILÂNDIA: Equipe de futsal feminino adulto brilhou no primeiro jogo contra Três Lagoas.

Nossa equipe de futsal feminino adulto brilhou no primeiro jogo contra Três Lagoas, conquistando uma vitória por 1x0! Os jogos da Liga Azul de...

Homem é preso por vender carne oriunda de abate clandestino

Operação conjunta entre a Polícia, DECON e o IAGRO prendeu um comerciante por expor à venda carne oriunda de abate clandestino e imprópria para...