quarta-feira, 17/04/2024

OMS alerta que invasão de Israel a Rafah “levaria a um massacre”

A OMS alertou hoje (14), que uma ofensiva Militar Israelense contra Rafah, no sul de Gaza, causaria uma “catástrofe incomensurável” e “levar a um massacre”. Além de levar o sistema de saúde do território palestino à beira do colapso. Mais de um milhão de palestinos estão refugiados em Rafah na fronteira com o Egito.

“As atividades militares nesta área, nesta área densamente povoada, seriam, obviamente, uma catástrofe incomensurável e expandiriam ainda mais o desastre humanitário para além da imaginação”, disse Richard Peeperkorn, representante da OMS para Gaza e Cisjordânia.

MILITARES ISRAELENSES

Os militares israelenses disseram que querem expulsar os militantes do Hamas dos esconderijos em Rafah e libertar os reféns detidos lá. Contudo não deu detalhes de um plano proposto para evacuar os civis.

NAÇÕES UNIDAS

As Nações Unidas disseram que uma ofensiva israelense ali poderia “levar a um massacre”.

“Também aumentará a carga sobre um sistema de saúde completamente sobrecarregado, que já está de joelhos, e aumentará a carga do trauma e colocará o sistema de saúde mais perto da beira do colapso”, disse Peeperkorn.

Peeperkorn disse que a capacidade da OMS de distribuir ajuda médica a Gaza era limitada porque muitos dos seus pedidos de entrega de suprimentos foram negados.

Ele disse que apenas 40% das missões da OMS ao norte de Gaza foram autorizadas desde novembro e que este número caiu significativamente desde Janeiro.

“Todas estas missões foram negadas, impedidas ou adiadas”, disse ele, acrescentando que era “absurdo” que apenas 45% dos pedidos de missão da OMS para o sul de Gaza tivessem sido atendidos.

Israel negou anteriormente ter bloqueado a entrada de ajuda.

“Mesmo quando não há cessar-fogo, devem existir corredores humanitários para que a OMS e a ONU possam fazer o seu trabalho”, disse Peeperkorn.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Ronilço Guerreiro cobra prefeitura para que mudança na Agetran não atrapalhe semaforização da rotatória da Euler com a Tamandaré

Com o compromisso firmado pelo executivo municipal para a semaforização da rotatória das avenidas Euler de Azevedo com a Tamandaré neste primeiro semestre, o...

Difusora Pantanal foi sucesso absoluto na Expogrande 2024!

Rádio Difusora Pantanal: Sintonizada com o Agro do Mato Grosso do Sul!A 84ª Expogrande, realizada no período 04 a 17 de abril , no...

Novos uniformes para a Deleagro: Parceria Entre Polícia Civil e Sistema Famasul

A DELEAGRO recebeu hoje (11) os novos uniformes operacionais táticos. Esta é uma iniciativa da parceria entre a Polícia Civil e a Famasul. A...

Coleta de resíduos no 11º edição do Drive-Thru da Reciclagem cresce 76,44%

Realizado entre os dias 14 a 16 de março, nos altos da Avenida Afonso Pena, o 11º Drive-Thru da Reciclagem registrou um crescimento de...