quinta-feira, 23/05/2024

Operação Cosud: 333 pessoas presas e 3 toneladas de drogas apreendidas em MS

A Operação Cosud, realizada entre os dias 8 e 12 de maio, no Estado de Mato Grosso do Sul, resultou na apreensão de mais de 3 toneladas de drogas, 47.400 maços de cigarros apreendidos e 333 pessoas presas. Ao todo 3.631 pessoas foram abordas e 2.427 veículos fiscalizados.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio COPI (Coordenadoria de Operações Integradas e Cooperação Interagências).

A operação reuniu a Polícia Civil, Polícia Militar, Agepen, Coordenadoria Geral de Perícias, Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), totalizando um efetivo de 885 policiais e 272 viaturas.

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em 2019 e abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, e conta com a participação convidada do Mato Grosso do Sul. O objetivo dessa aliança é a de fortalecer a cooperação entre os Governos dessas regiões e impulsionar ações socioeconômicas e ambientais, o que inclui a área da Segurança Pública.

“O entrosamento e cooperação existentes entre os órgãos e instituições, foram fatores primordiais para o planejamento e execução dos trabalhos, ressaltando o profissionalismo e disposição envidados por todos os integrantes da segurança pública que não mediram esforços para a demonstração de supremacia da força estatal contra a criminalidade, com isso propiciando maior tranquilidade e sensação de segurança à população das regiões de fronteiras e divisas dos estados limítrofes com o Mato Grosso do Sul”, destacou o coordenador Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro.

Para o Secretário-Executivo de Segurança Pública da Sejusp, coronel Wagner Ferreira da Silva, a Operação realizada traz benefícios diretos à população sul-mato-grossense.

“Além dos resultados efetivos de apreensões e prisões no enfrentamento ao crime, a Operação Cosud arrasta consigo um valor inestimável, que é a integração entre os estados e o compartilhamento de conhecimento. Este é um legado que produzirá resultados duradouros para todos os entes envolvidos”, concluiu o secretário-executivo.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

DOF apreende mais de mil pacotes de cigarros contrabandeados em Maracaju

DOF apreende mais de mil pacotes de cigarros contrabandeados em Maracaju. Os policiais faziam bloqueio na rodovia, zona rural do município, quando o motorista,...

Homem fica em estado grave após invadir casa e levar golpe de foice na cabeça em Porto Murtinho

Um homem de 40 anos foi ferido com golpes de foice na tarde deste sábado (18), em Porto Murtinho. Violência aconteceu após ele invadir a...

Piloto de Moto é preso com droga na MS-295

Piloto de moto é preso com 5,1 Kg de skunk na MS-295 em Tacuru. Os policiais faziam bloqueio na rodovia quando abordaram o jovem...

Audiência nesta sexta-feira debate a situação dos migrantes e refugiados em Campo Grande

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta sexta-feira (24), às 16 horas, Audiência Pública para discutir sobre a situação dos migrantes...