segunda-feira, 15/04/2024

Servidores concluem curso de Libras e garantem atendimento democrático na ALEMS

Com intuito de garantir a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e oferecer capacitação aos servidores para um atendimento democrático, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) encerrou o curso “Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais – Libras”. Na manhã desta segunda-feira (1º), a Escola do Legislativo do Legislativo Ramez Tebet realizou a cerimônia para entrega do certificado.  

Foram 28 servidores que concluíram o curso, que teve a duração de 60 horas/aula. Claudio Luiz Vasques, Juliana Pereira Batista e Larissa Sisti ministraram as aulas. “Nossa iniciativa, visa facilitar o diálogo com os deficientes auditivos que frequentam a Assembleia Legislativa. Agora, eles têm acesso às pautas sociais e parlamentares, que justamente os representam na sociedade”, destacou o professor Claudio.

Para a coordenadora de Segurança, Lucilene Souza, a ALEMS dá exemplo de como o público deve ser atendido. “Mais uma vez o Parlamento Estadual demonstra a preocupação com a acessibilidade e inclusão. Temos hoje, servidores capacitados para atender com respeito e carinho os deficientes auditivos que chegam à Casa de Leis”, afirmou a servidora.   

A presidente de honra da Escola do Legislativo e secretária de Recursos Humanos da ALEMS, Marlene Figueira, salientou que a ALEMS tem como prioridade investir em qualificação, para que não haja barreira de comunicação. “A inserção de Libras na capacitação dos nossos servidores comprova que exercemos a cidadania e garantimos os direitos sociais e coletivos”.  

Lei 10.436 de 2002 legitima a Libras como idioma advindo das comunidades surdas e obriga o Poder Público a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação. A TV Assembleia, desde 2017, insere em sua programação a tradução simultânea para a língua utilizada pelos surdos no Brasil.

Conforme o diretor da Escola do Legislativo, Thiago Gonçalves, o próximo curso a ser oferecido é o inglês básico. “Estamos sempre buscando ferramentas e mecanismos de aprimoração profissional aos nossos servidores, visando um atendimento de excelência a todos os sul-mato-grossenses”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Rodolfo Nogueira apresentou Moção de Repúdio ao governo por não condenar ataques do Irã à Israel

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) apresentou Moção de Repúdio ao governo brasileiro por não ter condenado os ataques do Irã ao Estado de...

Ferramenta que reforça o combate ao Aedes, fumacê passa por seis bairros 

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, será reforçado em seis bairros de Campo Grande, com o...

Milei oferece apoio a Elon Musk

O apoio do Presidente Argentino, Javier Milei, ao bilionário Elon Musk, do X que vive um embate com o Ministro do STF Alexandre de...

“Leandrinho do PCC” tem o “CPF cancelado” em MS

Leandro Loureiro Gonçalves (39) vulgo "Leandrinho do PCC" foi morto durante troca de tiros com policiais do SIG no Jardim Europa em Dourados. "Leandrinho do PCC" estava evadido do...