sábado, 27/04/2024

Suasc promove a 4ª edição da campanha “Doador Comunitário”

A Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc), realiza no dia 09 de fevereiro a 4ª edição da campanha “Doador Comunitário”. A ação tem o objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância da doação de sangue e faz parte das celebrações de aniversário da Suasc, criada em fevereiro de 2021. A iniciativa acontece das 8h às 12h, no Hemosul de Campo Grande, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, e espera mobilizar mais de cem doadores.

“Decidimos realizar a campanha no período de carnaval, pois é um período onde há um aumento na demanda e uma diminuição no número de doadores, fazendo-se extremamente necessária a mobilização para que consigamos aumentar os estoques do Hemosul, ajudando quem precisa. E mais que participar de uma campanha, queremos que se torne um hábito, que o ato seja voluntário e constante na vida das pessoas”, destaca o subsecretário de Articulação Social e Assuntos Comunitários, Chiquinho Telles.

O convite se estende a todos os centros comunitários, clubes de mães e associações. Participe desta ação e ajude a construir uma comunidade mais forte. A doação de sangue é um gesto valioso que faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Importância da doação

A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a doença falciforme e a talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.

Uma bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta nenhum risco para o doador e todo processo para a doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, leva menos de duas horas.

Quer participar da ação? Entre em contato com a Suasc e confirme sua presença pelo 2020-1148 ou pelas redes sociais @suasccg.


Informações do Hemosul, quem pode doar sangue?

  • Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
  • Os requisitos para doar sangue são: estar com bom estado de saúde.
  • Estar bem alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
  • É importante que os voluntários que estiverem com sintomas gripais, ou tenham contraído a Covid-19 ou H3N2 nos últimos 30 dias, não compareçam ao local, podendo assim evitar o contágio dos demais voluntários.

Mais informações no site do Hemosul: http://www.hemosul.ms.gov.br/duvidas-frequentes/.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Em parceria com 15 empresas, Emprega CG “Mês do Trabalhador” será realizado no dia 2 de maio

Em alusão ao Dia do Trabalhador, a Fundação Social do Trabalho (Funsat) vai realizar uma edição especial do Emprega CG no dia 2 de...

Em Brasília, Zeca e Vander pedem reorganização da estrutura da Funai em MS

Cumprindo agenda em Brasília nesta terça-feira (23), o deputado estadual Zeca do PT, acompanhado pelo deputado federal Vander Loubet, esteve na sede da Fundação...

Vistoria no Estabelecimento Penal de Aquidauana fecha 4ª fase da Operação Mute em MS

Com objetivo de identificar e retirar celulares como forma de combater a comunicação ilícita, o Estabelecimento Penal de Aquidauana, recebeu, nesta sexta-feira (26.4), a...

NIOAQUE: Prefeitura abre processo seletivo para agentes de limpeza pública.

A Prefeitura de Nioaque anunciou a abertura de um processo seletivo para a contratação de agentes de limpeza pública. Entre os dias 11/04/2024 e...