sábado, 18/05/2024

Unidade de saúde realiza ação para reforçar importância dos cuidados com a saúde mental

Janeiro é o mês da mobilização a favor dos cuidados com a saúde mental e emocional. Em adesão ao movimento “Janeiro Branco”, as unidades da Rede Municipal de Saúde de Campo Grande promovem diversas ações de informação sobre causas e prevenção aos transtornos mentais. Este ano, a campanha traz o slogan: “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

Nesta terça-feira (16), a Unidade de Saúde da Família (USF) Alves Pereira realizou ação sobre a temática, com palestra e roda de conversa O objetivo é incentivar os pacientes a refletirem sobre a importância do cuidado com sua saúde mental, assim como a saúde do corpo.

Ao longo do mês, as unidades estarão promovendo ações voltadas ao tema, associadas a abordagens de promoção e prevenção a outras doenças, como o diabetes e hipertensão, por exemplo, seguindo um cronograma pré-estabelecido.

Onde buscar ajuda?

Atualmente, o município de Campo Grande conta com sete Caps (Centros de Atenção Psicossocial) atendem pacientes com transtornos mentais graves e severos nas 24hs diária por demanda espontânea e que os casos mais leves e moderados são acompanhados na Atenção Básica e no Ambulatório de Saúde Mental que se localiza no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Os Caps oferecem cerca de 80 leitos de acolhimento para pacientes em crise e temos contratualizado com o Hospital Nosso Lar, 36 leitos psiquiátricos e mais 12 leitos psiquiátricos com o Hospital Regional.

Nos últimos quatro anos, a Rede de Atenção Psicossocial de Campo Grande teve uma importante expansão com a inauguração de novas unidades e ampliação de leitos. A unidade mais recente foi inaugurada em outubro de 2023, no Bairro Guanandi, o Caps Márcia Zen, para tratamento de dependentes de álcool e drogas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Em Brasília, Dr. Victor Rocha participa de discussão sobre câncer de mama no maior evento da América Latina sobre o assunto

O vereador e médico mastologista da Casa Rosa, Dr. Victor Rocha estará em Brasília para participar do Brazilian Breast Cancer Symposium (BBCS), realizado com...

Bombeiros reforçam salvamento no RS com nova equipe de militares e cadela de busca

O apoio e cooperação ao Rio Grande do Sul teve o reforço de mais duas equipes do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do...

CAARAPÓ: Nova fase de obras do Hospital Beneficente São Mateus é iniciada com investimentos de R$ 3,8 milhões.

Na última sexta-feira (10), a prefeitura de Caarapó , através do prefeito André Nezzi deu início a uma nova etapa das obras de reforma...

Passageiro é preso com maconha na MS-164

Jovem de 20 anos é preso com 23 Kg de maconha em um ônibus na MS-164 na zona rural de Ponta Porã. O DOF...