segunda-feira, 20/05/2024

Com mais de 100 cooperativas em MS, modelo de negócio é tema de palestras no Estande da Expogrande 2024

São mais de 105 cooperativas instaladas em Mato Grosso do Sul, o que corresponde a mais de 3.500 empregos diretos; mais de 80 mil associados; e 9% do PIB Estadual. Os dados são da Organização das Cooperativas do Brasil de Mato Grosso do Sul (OCB/MS).

Como números tão atrativos, o modelo de negócio não poderia ficar de fora da programação de palestras do Estande da PrefCG na Expogrande 2024. O cronograma que começou na segunda noite da feira de agronegócios segue até domingo (14) trazendo diversos temas e histórias de sucesso de empreendedores que fazem a diferença em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul.

Cloilton Peinado Brahim contou a história da CoopGrande. Fundada em 1935, por colonizadores japoneses, a cooperativa sempre esteve focada na agricultura, especificamente, na horticultura profissional, convencional, orgânica, hidropônica e fruticultura. Hoje eles contam com equipe técnica especializada para atendimento interno “loja” e no campo e disponibilizam orientação comercial e acompanhamento de projetos aos cooperados.

Já o advogado Renato Zancanelli de Oliveira trouxe um panorama jurídico desta relação. Ele explicou que foi em foi em 1971 que as cooperativas brasileiras passaram a ter uma lei específica, a Política Nacional do Cooperativismo (Lei 5.764/71). Mas foi somente com a Constituição de 1988 que as cooperativas ganharam mais autonomia ao ser estabelecido que “a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.

A noite encerrou com a história da Loja Metatrom do Grupo Shirro. A empresária Rosangela Pereira Machado contou como ela e a irmã Shirley Pereira Machado saíram de um pequeno negócio para se tornarem uma rede de seis lojas, que emprega atualmente cerca de 40 pessoas. Um diferencial na empresa dela é o fortalecimento da igualdade de gênero. A empresa já recebeu o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero” da PMCG – que é inspirado nos sete princípios de Empoderamento das Mulheres, ditados pela ONU Mulheres Brasil em conjunto com a Rede Brasileira do Pacto Global.

A história delas impactou o servidor municipal Marcos Pereira Sandim. “Você percebe na empresária que ela tem um dom e um cuidado especial com os colaboradores. A preocupação em dar o primeiro emprego, em permitir que as mulheres possam levar seus filhos, isso é um diferencial, que enxergo como a chave do sucesso delas”, disse.

A Expogrande 2024 é realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul) e caminha para sua 84ª edição como referência no agronegócio e entretenimento reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.

#pratodosverem    Na matéria há quatro fotos. A primeira mostra a fachada do estande da prefCG, na Expogrande 2024. A imagem seguinte é uma foto do palestrante Cloilton Peinado Brahim; a próxima imagem é uma foto do advogado Renato Zancanelli de Oliveira, durante sua apresentação e a última imagem mostra a empresária Rosangela Pereira Machado falando ao público.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Vereador Edu Miranda recebe alta após cirurgia cardíaca bem-sucedida

O vereador Edu Miranda (Avante) está em casa se recuperando de uma cirurgia cardíaca, realizada no dia 9 de maio. O procedimento, que implantou...

Mochi solicita a reabertura da Agência Regional do Ministério do Trabalho em Três Lagoas

Durante a sessão plenária de quarta-feira (15), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) solicitou a reabertura da Agência Regional do Ministério do Trabalho em...

DEPCA prende autor de estupro de vulnerável em Bonito

A DEPCA durante a Operação Caminhos Seguros 2024, com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes prendeu um homem 31 anos...

Operação conjunta apreende mais de 120 pneus de caminhões em Ponta Porã

A Polícia Civil, Receita Federal, Polícia Militar e a Guarda Municipal apreenderam mais de 120 pneus de caminhões em Ponta Porã. A ação visa...