sábado, 18/05/2024

Semadesc e Comitê do Fogo realizam o 1º Seminário de Prevenção a Incêndios Florestais

Nos dias 21 e 22.

A Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) e o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul (Comitê do Fogo de MS) realizam nos dias 21 e 22 deste mês de fevereiro de 2024, o 1º Seminário de Prevenção aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul voltado às entidades e população em geral com interesse pelo tema e o encontro de bombeiros militares para realização do balanço operacional das ações relativas à temporada de incêndios florestais de 2023 e formulação de atividades e ações para o ano de 2024.

Os interessados em participar podem se inscrever nos eventos presenciais acessando ESSE LINK até o dia 19 de fevereiro de 2024 (segunda-feira).

Os eventos presenciais ocorrerão junto aos auditórios Pedro de Medeiros e Tertuliano Amarilha no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, sito à Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes, Campo Grande. No auditório Pedro de Medeiros ocorrerá o 1º Seminário de Incêndios Florestais 2024 de Mato Grosso do Sul aberto às instituições e comunidade em geral.

No auditório Tertuliano Amarilha será a oportunidade aos bombeiros militares que atuaram ativamente na Temporada de Incêndios Florestais de 2023 em todo o Estado avaliarem os serviços prestados e proporem oportunidades de melhorias para o ano de 2024.

A ação é uma das diversas ações planejadas para ocorrer ao longo do ano de 2024, com a finalidade de fortalecer o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo, conforme previsto no decreto estadual n.º 15.654 de 15 de abril de 2021, envolvendo diversos atores institucionais e sociedade em geral frente ao desafio desta temática cada vez mais recorrente.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ONU) pautou sobre incêndios florestais em 23 de fevereiro de 2023. Frise-se, da matéria acima os seguintes tópicos: “(…), prevê um aumento global de incêndios extremos de 14% até 2030, 30% até o final de 2050 e 50% até o final do século. Até mesmo o Ártico, antes completamente imune, agora enfrenta riscos crescentes de incêndios florestais.”.

Assim, a oportunidade de criar um espaço para tratar do enfrentamento aos incêndios florestais no território de Mato Grosso do Sul é fundamental, aliando experiências locais e regionais, bem como, trazendo para o debate profissionais de outros Estados ou mesmo de outros países para qualificar a atuação sistêmica e coordenada em prevenção, preparação, resposta e responsabilização e reabilitação ambiental em todo o Mato Grosso do Sul.

Programação do 1º Seminário de Incêndios Florestais 2024 de MS:

Dia 21/2/2024 (quarta-feira):

  • 8h – Abertura.
  • 8h20 – Palestra “O programa regional de assistência a desastres (RDAP) do escritório de ajuda humanitária da USAID na América Latina e Caribe.”
  • 9h 35 – Painel do clima em Mato Grosso do Sul: histórico, atualidades e ações em desenvolvimento.
  • 9h50 – Intervalo.
  • 10h15 – O perfil de projeto do BID para o Pantanal brasileiro: estratégia sistêmica para mitigação, prevenção, e combate à incêndios e queimadas nas áreas rurais do pantanal brasileiro.
  • 10h45 – Apresentação das ações da fase 2 da Temporada de Incêndios Florestais de 2024 do CBMMS.
  • 11h00 – Ações e resultados das brigadas com os fazendeiros da Nhecolândia (SOS Pantanal e ICAS).
  • 11h15 – Atuação e governança das ONGs pela WWF Brasil e doação oficial de kits pick-up para as instituições parceiras do Comitê do Fogo de MS, através do IMASUL.
  • 13h30 – Resposta aos incêndios florestais: apresentação do CBMMS de resultados obtidos na TIF 2023 e previsão para ampliação de resposta operacional para 2024.
  • 14h30 – Responsabilização em incêndios florestais: o papel do Ministério Público Estadual e instituições parceiras.
  • 15h30 – Intervalo.
  • 15h50 – Compensação ambiental em Incêndios Florestais: olhares da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da SEMADESC/MS.
  • 16h50 – Encerramento do dia.

Dia 22/2/2024 (quinta-feira):

  • 8h – EMBRAPA Pantanal: painel sobre os corredores ecológicos da  Lei do Pantanal em vigor e os incêndios florestais.
  • 8h50 – UFMS: o uso do fogo no manejo da vegetação pantaneira.
  • 9h50 – Intervalo.
  • 10h10 – FAMASUL e ABPO: estudo de caso e as iniciativas frente aos incêndios florestais em MS.
  • 10h40 – WETLANDS: Inteligência de fogo em áreas úmidas.
  • 11h30 – IMASUL: os planos de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) em áreas particulares de MS.
  • 13h30 – Inteligência de fogo.
  • 14h30 – Mesa redonda com integrantes do Comitê do Fogo de MS e suas câmaras técnicas: apresentação de propostas pelos participantes e avaliação do seminário.
  • 15h30 – Intervalo.
  • 15h50 – Considerações finais dos participantes.
  • 17h – Encerramento.

Programação do Balanço Operacional do CBMMS de 2023/24 de MS:

Este evento está sob responsabilidade da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), que pode ser contatada através do telefone (67) 3385-4542.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

MS reúne empresários e investidores em Nova York para atrair novos negócios

Mato Grosso do Sul estreou sua participação na Brazilian Week, semana que discute os desafios do cenário internacional e da economia brasileira em Nova...

As Dez Mais

Quarta, 15 de maio de 2024. Como disse o saudoso Chico Anysio: “O Brasil começou errado. Pedro Alvares saiu de Portugal para as Índias e acabou...

Dia D teve quase 4 mil pessoas vacinadas contra a gripe em Campo Grande

Quase 4 mil pessoas se vacinaram neste último fim de semana em Campo Grande. No sábado, o município realizou o Dia D com 12...

DOURADOS: Prefeito Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar o Jardim Guaicurus.

O Prefeito Alan Guedes anunciou nesta quinta-feira (16), a publicação da licitação das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do Jardim Guaicurus. O chefe...